segunda-feira, 11 de junho de 2012

Educação x inclusão ?????????????????indignação pura



Leio aqui mesmo ... " O ENSINO MÉDIO BRASILEIRO GANHA MAIS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA"
http://www1.folha.uol.com.br/saber/1102968-ensino-medio-ganha-mais-portadores-de-deficiencia-no-pais.shtml

agora... pergunta que não quer calar...

os professores realmente está preparado para receber os alunos portadores de deficiência ou isso é só numero quantitativo?

. POIS TENHO UMA PESSOA DA MINHA FAMÍLIA QUE É SURDA E TÁ COM A MAIOR DIFICULDADE DE COMPREENDER AS MATÉRIAS, POIS SIMPLESMENTE OS PROFESSORES JOGAM AS APOSTILAS COM LETRAS MIUDISSIMAS PRA ELA LER. ESTÁ SENDO LESADA NO SENTIDO DE SE TER UM INTERPRETE EM SALA DE AULA PARA ELA... (o detalhe que isso é uma Lei Nacional que diz:

 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm
CAPÍTULO VI
DA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO DAS PESSOAS SURDAS OU
COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
        Art. 22.  As  instituições federais de ensino responsáveis pela educação básica devem garantir a inclusão de alunos surdos ou com deficiência auditiva, por meio da organização de:
        I - escolas e classes de educação bilíngüe, abertas a alunos surdos e ouvintes, com professores bilíngües, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental;
        II - escolas bilíngües ou escolas comuns da rede regular de ensino, abertas a alunos surdos e ouvintes, para os anos finais do ensino fundamental, ensino médio ou educação profissional, com docentes das diferentes áreas do conhecimento, cientes da singularidade lingüística dos alunos surdos, bem como com a presença de tradutores e intérpretes de Libras - Língua Portuguesa.
        § 1o  São denominadas escolas ou classes de educação bilíngüe aquelas em que a Libras e a modalidade escrita da Língua Portuguesa sejam línguas de instrução utilizadas no desenvolvimento de todo o processo educativo.
        § 2o  Os alunos têm o direito à escolarização em um turno diferenciado ao do atendimento educacional especializado para o desenvolvimento de complementação curricular, com utilização de equipamentos e tecnologias de informação.
        § 3o  As mudanças decorrentes da implementação dos incisos I e II implicam a formalização, pelos pais e pelos próprios alunos, de sua opção ou preferência pela educação sem o uso de Libras.
        § 4o  O disposto no § 2o deste artigo deve ser garantido também para os alunos não usuários da Libras.
        Art. 23.  As instituições federais de ensino, de educação básica e superior, devem proporcionar aos alunos surdos os serviços de tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa em sala de aula e em outros espaços educacionais, bem como equipamentos e tecnologias que viabilizem o acesso à comunicação, à informação e à educação.
        § 1o  Deve ser proporcionado aos professores acesso à literatura e informações sobre a especificidade lingüística do aluno surdo.
        § 2o  As instituições privadas e as públicas dos sistemas de ensino federal, estadual, municipal e do Distrito Federal buscarão implementar as medidas referidas neste artigo como meio de assegurar aos alunos surdos ou com deficiência auditiva o acesso à comunicação, à informação e à educação.
        Art. 24.  A programação visual dos cursos de nível médio e superior, preferencialmente os de formação de professores, na modalidade de educação a distância, deve dispor de sistemas de acesso à informação como janela com tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa e subtitulação por meio do sistema de legenda oculta, de modo a reproduzir as mensagens veiculadas às pessoas surdas, conforme prevê o Decreto no 5.296, de 2 de dezembro de 2004.

)




REALMENTE ESTÁ TENDO INCLUSÃO?

JÁ FIZERAM UMA PESQUISA COM O SURDO PRA SABER O QUE ELES ESTÃO ACHANDO SOBRE A EDUCAÇÃO QUE ESTÃO RECEBENDO?

Semana Passada a Karollyne que é surda chega comigo e me pede ajuda em português para saber o que é GÍRIA, SEMÂNTICA, USO DA NORMA CULTA,... pensa na minha cara de "ABESTADA".  Sim, de abestada mesmo... pois fiquei quase meia hora pensando como eu iria explicar aquilo para aquela jovem... pra um ouvinte eu sei, mas pra uma pessoa surda é diferente!

Pior fiquei quando ela me pediu pra fazer um trabalho com ela sobre Tipos de Células... pronto deu bug... égua ... eu sei isso... mas caramba como eu iria falar a ela!

Fiquei pensando se eu que tenho convivência com ela é difícil... imaginei a cara dos professores!

Gente, vamos sim pensar em Inclusão, mas faça um favor que esta seja realmente de qualidade!




Nenhum comentário: