quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Só sendo paraense pra entender o texto!

Só sendo paraense pra entender o texto!



Um dia eu tava buiado, pensei em ir lá em baixo comprar uns tamatás.


Tava numa murrinha, mas criei coragem, peguei o sacrabala e fui.


Chequei tarde só tinha peixe dispré. O maninho que estava vendendo


tinha uma teba de orelha do tamanho dum bonde. O gala-seca espirrou em


cima do tamatá do moço que tinha acabado de comprar, e no meu tembéim.


Ficou tudo cheio de bustela...Axiiiiiii, porcaria! Não é potoca, não.


O dono do tamatá muquiou o orelha-de-nós-todos, mas malinou mesmo.


Saí dalí e fui comer uma unha.




Escolhi uma porruda! Égua, quase levei


o farelo depois. Me deu um piriri.



 Também...perece leso, comprar unha no veropa.



Comprei uns mexilhões, um cupu e um pirarucu, mto fiiiiiirme, mas um pouco pitiú.


Fui pra parada esperar o busão. Lá tinha duas pipira varejeira fazendo


graça. Eu pensando com meus botões...ÊEEEE, ela já quer... Mas, veio


um Paar-Ceasa sequinho e elas entraram...Fiquei na roça, levei o


farelo. O sacrabala veio cheio e ainda começou a cair um toró,


égua-muleke-tédoidé, pense num bonde lotado.


Eu disse: éguaaaaaaaa, voimbora logo.


No sacrabala lotado, com o vidro fechado por causa da chuva, começa


aquele calor muito palha. Uma velha estava quase despombalecendo. Daí


o velho que tava com ela gritava arreda aí menino pra senhora sentar


aí do teu lado. O menino falou: Hmm, tá, cheiroso..




Outra:




Ingredientes


•2 litros de tucupí

•4 dentes de alho

•1 colher (chá) de sal

•4 pimentas de cheiro

•2 maços de jambu

•1/2 kg de camarão salgado (seco)

•1/2 xícara (chá) de goma de mandioca

•Pimenta de cheiro

Modo de preparo



•Coloque em uma panela o tucupí, tempere com alho, chicória, alfavaca e sal.

•Leve ao fogo e deixe levantar a fervura.

•A seguir baixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos.

•Cozinhe o jambu em água quente, deixe cozinhar até os talos ficarem macios, retire e escorra.

•Reserve.

•Retire a cabeça do camarão e deixe de molho em uma vasilha com água para retirar o sal.

•Ferva 4 xicaras (chá) de água com sal à gosto, dissolva a goma em uma vasilha com água fria.

•Acressente ao poucos na água fervendo, até ficar um mingau grosso, ou, ao ponto de sua preferência.

•Sirva em uma cuia nesta sequência: duas colher de sopa de tucupí, uma concha de goma, uma concha de tucupí, algumas folhas de jambú e 5 camarões, sal e pimenta à gosto.



2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei da historia. Foi uma grande oportunidade para verificar o meu contato com a língua paraora. O difícil é seguir a receita. Faz uma numero de anos que nao tenho contato com os ingredientes, nem em forma separada, nem juntos. (Eli)

Apenas eu... disse...

Assim que chegares aqui, lhe prometo que faço um belo prato paraense... seja:

* Caranguejo no Tucupi;
* Caldeirada (Dourada no Tucupi)
* Outras mais

Quero lhe dizer que esta menina aqui não é uma expert nas grandes comidas, mas quando entro pra cozinha, não passo vergonha... pois nem cachorro come... por que não sobra...

(rs)

Beijos com saudades