segunda-feira, 5 de julho de 2010

Estou com 7 semanas e meia

Oi gente,

Fui na quinta-feira fazer uma ultrassom para saber como estava meu bebê... pude ver o coraçãozinho batendo e confesso pra vocês que fazia nove anos que não sentia esta emoção...
É super interessante como nós mães ficamos sensíveis a tudo... até de ver o coraçãozinho pulsar a gente se emociona... o pai tá todo babão e preocupado, também.
Pois veio umas dores de cólica e estou precisando tomar um remédio para evitar problemas futuros.
Esta gravidez está sendo diferente da do Alan... pois dele não tive nem enjoos. Mas como muitas dizem cada gravidez uma gravidez.
O dr. Karan me disse que de acordo com a ultrassom estou com 7 semanas e ai fui atrás de uma fotinho para apresentar mais ou menos como o bebê está, e ele estava já com 12mm.


7 semanas
O bebê mede cerca de 6 mm de comprimento no início desta semana (é o tamanho de um grão de arroz). A formação dos braços e pernas continua, embora os dedos das mãos e dos pés ainda não tenham se formado. As regiões da coxa, perna e pés podem ser distinguidas nos brotos dos membros inferiores. O cérebro está crescendo, bem como, as lentes dos olhos, narinas, intestinos, pâncreas e brônquios (pulmões). O embrião mede cerca de 7 a 8 mm, apresenta batimentos cardíacos, feições humanas (olhos, nariz e orelhas); começa o desenvolvimento de cartilagens e músculos. Há o estabelecimento de conexões nervosas entre a retina e o cérebro. O fígado já produz bile. O ureter, o tubo que conduz a urina dos rins para a bexiga, continua a se alongar. Começa a formação das gônadas (testículos ou ovários). No final desta semana o embrião atinge 12 mm e apresenta o tubérculo genital, que originará os órgãos genitais externos (pênis e bolsa escrotal no homem; clitóris, grandes lábios e parte da vagina, na mulher).



Estou super feliz agora esta semana estarei completando 8 semanas, ou seja, 2 meses... os enjoos são mais frequentes pela parte da manhã.
Estou em pleno primeiro trimestre,com dores e incômodos o médico falou que é comum. Está sendo quase impossível manter alguma coisa no estômago, graças aos enjôos, causados em parte pelos hormônios da gravidez que circulam no meu corpo. Estou precisando fazer xixi com muito mais freqüência que o normal - Meu útero está crescendo e pressionando a bexiga, e os hormônios estão afetando o equilíbrio dos líquidos do corpo. O médico falou que tudo isso costuma ir melhorando conforme a gestação avança.

Ah... não posso esquecer

8 semanas


O embrião mede cerca de 12-13 mm de comprimento no início desta semana. A face continua a mudar, aparecem as orelhas, os olhos e a ponta do nariz. Os futuros dentes se desenvolvem sob as gengivas. O coração separa-se em 4 câmaras. Os batimentos cardíacos vistos ao ultra-som são muito rápidos, cerca de 170 batidas por minuto. O diafragma, músculo que separa o tórax do abdome, começa seu desenvolvimento. Os intestinos começam a se formar dentro do cordão umbilical. Os rins começam a produzir urina pela primeira vez. Os cotovelos começam a se formar nos braços e os dedos das mãos iniciam seu desenvolvimento. Os brotos das pernas começam a mostrar os pés e os delicados nós para a formação dos dedos dos pés. Começa a ossificação do esqueleto. No final desta semana o bebê mede cerca de 15 mm e pesa em torno de 0,7 g.



Nenhum comentário: