segunda-feira, 23 de maio de 2011

Ela tinha 7 dias de vida

Posted by Picasa

VIDEO DA KASSYA

Posted by Picasa

sábado, 21 de maio de 2011

TCC... Em meio a correria minha alegria.

Em meio a correria do tcc...
Eu choro... me desespero... me angustio... me estresso...
Tem horas que nem sei se darei conta... tenho vontade de chutar tudo pro alto...
Mas quando olho pra tras e vejo tudo que passou... tenho for,cas pra seguir em frente...
Meus amores me dao forcas entre eles essa linda menina Kassya com seu sorriso lindo.







quinta-feira, 12 de maio de 2011

CONFESSO... DESABAFO!!!!!!!!!!!!!!!

Confesso...


As vezes me bate uma tristeza sentindo falta de não sei o que?

Acho esquisito...

Tenho um marido maravilhoso,

Uma enteada amiga e carinhosa

Um filho carinhoso e amigo

Uma filha preciosa e linda...

Sou coruja com todos eles.

Mas ultimamente, confesso que as vezes fico triste...

Parece que resolvo tudo e nada resolvo

É uma contradição...

Eu não sei mais o que fazer...

Tento me aprofundar nas leituras e viajo por outros caminhos, quando percebo preciso voltar ao inicio pois o que li, não compreendi.

Preciso ficar atenta a tudo e a todos.

Gosto de estagiar, gosto de estudar, gosto de trabalhar, mas nada disso está me satisfazendo... falta algo.

Minhas notas sempre foram Excelentes agora está do Regular ao Bom... caramba o que aconteceu...

Será que não sei nada... to desaprendendo. Acho que não... confesso que o ato de aprender me atemoriza de vez em quando mas o ato de desaprender me assusta mais ainda.

Confesso que o ato de amar me mantem meio atordoada...

Confesso que me bate um medo de não ser uma boa mãe, uma boa filha, uma boa esposa, uma boa neta, uma boa madrasta... caramba tenho muitos medos.

Mas eu me esforço... Mas confesso que às vezes acho que ainda não é suficiente.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

A Kassya Nasceu...

Bom dia gente,

no dia 30/01 comecei a escrever algo para o blog, mas não terminei pois comecei a sentir as contrações para o nascimento de filhota.
Kassya nasceu d parto cesáreo no dia 30/01 pesando 3.820kg e medindo 49 cm. Menina forte e sadia que veio para abençoar a minha vida.
Agradeço as felicitações de todos e aproveito para postar umas fotos para vocês conecerem minha princesa maravilhosa.

Na primeira horinha do nascimento depois de banhada

Oi, acabo de chegar...

Com a manta que minha tia Jarina me deu ... tirando uma soneca.

me arrumando para sair do hospital.

Em meu bercinho


Com meu maninho Alan... somos os amores da mamãe!

Adoro dormir assim...

beijos e bons sonhos!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Obrigada a todos vocês!!!!!!!!!!!

Já faz um tempo que me ausentei dos computadores e principalmente da net... mas acho hoje um bom dia para escrever algo e enviar aos meus contatos.

Alias tem um ditado que diz “quem está vivo sempre aparece”. Devo aparecer pelo menos on-line. (rs)


Agradeço aos diversos e-mails que recebi nos meses de dezembro pra cá e que não li. Confesso que li somente ontem e que ainda estou lendo alguns que faltam... precisei me ausentar com mais urgência, pois a Kassya minha filha que está prevista nascer agora em fevereiro vem me dando uns sustos de vez em quando. Já me tornei conhecida dos hospitais de urgência. Rsrs

Mas não esqueci dos meus colegas de trabalho do governo do estado que me deram tanto apoio quando eu mais precisei, e quando falo dos meus colegas de trabalho, não falo somente dos que conheci em 2010, mas desde o período de 2006, que foram aqueles que ingressaram comigo numa luta e num trabalho e que no decorrer desses anos se fizeram presentes em minha vida, por aqueles que precisaram se ausentar, mas que nunca perdemos contatos, mesmo cada um indo buscar sua vida, até por que esse é o ciclo da vida.

Agradeço também aqueles que me impulsionaram para que hoje eu estivesse ansiosa por minha formatura que com a graça do maior arquiteto do universo pegarei meu diploma em agosto deste ano. As minhas amigas e aos meus colegas da universidade que com todas as nossas diferenças estamos aprendendo a conviver, pois a vida é um eterno aprendizado e isso sabemos.

Agradeço aos meus professores do curso que por diversos momentos me ajudaram muito e buscaram me compreender em diversos situações, até mesmo me consolaram em meus choros em sala de aula.

Agradeço a todas as pessoas que no período de 2008 me ampararam em um dos momentos mais difíceis da minha vida que foi quando minha mãe teve AVC e eu ali quase em ponto de enlouquecer vocês me ampararam. Serei eternamente grata a todos.

Agradeço aos meus colegas de luta e militância, ao meus colegas e vizinhos do bairro do Bengui, aos meus colegas de Murinin, Benfica e Santa Maria (Benevides), aos meus ex-alunos da APACC que me ajudaram a compreender a diversidade e a descobrir a minha vida profissional.

Agradeço a todos que no decorrer de 2006 pra cá vem contribuindo de forma intencional ou não para meu aprimoramento pessoal, físico, espiritual, profissional, acadêmico e outras mais que me ajudam.

Agradeço aos meus amigos maravilhosos dos outros estados e países que conheci e que me ensinaram a respeitar ainda mais as diferentes culturas, aprimorando muito mais minha linha de observação. Beijos a vcs.

Agradeço a minha mãe por ter me criado com a dignidade de uma mulher de luta, ao meu pai por se fazer presente em minha vida mesmo a distancia, aos meus avós que me criaram como verdadeira filha e que me deram todo ensinamento do que é se ter FAMÍLIA, a minha tia Amarilza que mesmo jovem foi muito mais que poderia ser além de tia, foi uma mãe, aos meus tios que sempre estiveram presentes em minha vida, ao meu filho Alan que em minha vida chegou para me ensinar a ser mãe e a dar mais valor ao sentimento de família, ao meu marido que chegou com seus defeitos (rs) mas que com a convivência com ele aprendi a ver que as qualidades dele são maiores do que os defeitos ditos, e que me fez amá-lo ainda mais, principalmente por me proporcionar este ano que passou, o sentimento de gerar mais uma criança e por me deixar ansiosa pelo nascimento dela agora em 2011, portanto agradeço a minha filha Kassya que está chegando a qualquer momento para abrilhantar ainda mais a minha vida materna.

Obrigada a todos e todas que sempre fizeram parte da minha vida, aos que passaram pela minha vida, aos que ainda estão em minha vida e aos que ficarão sempre em minha vida e aos que estão chegando aqui, para aprendermos juntos ainda mais no eterno ciclo da vida.

P.S: Desculpem não citar nomes, mas você é sim lembrado por mim sempre em todas as minhas orações. Mesmo atrasada em respostas aos e-mails de felicitações de final de ano, quero que tenhas um ótimo ano de 2011. E que saibas que sempre será lembrado ou lembrada pelo que tu és.

Beijos e mais beijos...

Mesmo atrasada Feliz aniversário pai

"Pai, você é muito importante e fico deveras feliz em ver que o senhor é um pai maravilhoso, tive muitos contratempos e informações desvirtuadas em relação a sua pessoa quando criança. Não da mamãe mas de outras pessoas, porém mal eles sabem o quanto eles me fizeram bem em apresentar seus maiores defeitos, pois quando descobrir suas qualidades percebi que os defeitos que tinhas era muito pequeno em relação ao que és. E é assim que até hoje conheço as pessoas, primeiro encontro os defeitos para me surpreender com as qualidades e dessa forma vou vivendo.
Eu amo muito o senhor, e, a cada dia que passa que lhe conheço mais, amo mais ainda.

Feliz aniversário é o que desejo a você... tanto eu, quanto o Alan e o Kennedy que está lhe conhecendo agora também já o admira.

Desejamos ao senhor tudo que Deus possa lhe permitir para que sejas feliz e muito feliz com muita saúde e amor.

Um abraço e um beijo de cada um de nós.

Mamãe, Kennedy, Kassya, Alan e eu".


(trecho retirado da carta enviada ao meu pai).

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Latuff e a operação militar no Rio




terça-feira, 23 de novembro de 2010

A vida necessita de pausas...

Bom dia, to me justificando por estar fora do ar, mas está sendo necessário. Pois estou com um monte de tarefas ao mesmo tempo, portanto estarei fora do ar por alguns dias.


Pois estou assim, esperando uma menina


Pois também preciso continuar cumprindo o papel de mãe.

 de Esposa
 de estudante,
 devorando os livros para o TCC
 Caso eu pretenda me formar
 Sendo assim, continue mandando os e-mails de vocês e assim que puder escrevo alguns textos.

beijos a todos.!!!!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Não basta ser pai. Tem que participar...

Não basta ser pai. Tem que participar. Muita gente já ouviu esse ditado, mas várias famílias ainda não colocam em prática esse ensinamento do mundo atual. Principalmente naquelas mais tradicionais, em que o pai ainda se coloca no lugar de provedor de recursos para a casa, deixando para a mãe todas as tarefas relacionadas ao filho. Ou naquelas em que, apesar de se interessar pelas crianças, os pais se limitam ao lazer, enquanto as mães se ocupam de todo o resto mesmo quando trabalham fora. "A família do pai legal e da mãe que dá bronca é muito comum, mas essa não é a forma ideal de criar os filhos", diz o psicólogo Aguinaldo Gomes, da Universidade Estadual Paulista. Por quê?


Principalmente porque a autoridade deve ser exercida por ambos, e de comum acordo. Do contrário, a mãe acaba sobrecarregada com a imposição de ordens e deveres enquanto o pai curte a vida ao lado dos filhos. E isso gera conflitos inevitáveis no casal, pois os pais acabam se aliando às crianças para contestar as imposições maternas. Num momento de descontração, vale até simular essa situação em que o pai se une aos filhos para se "defender" da mãe, mas ela nunca pode se impor na rotina familiar.

E qual é a melhor maneira de dividir os papéis? Depende do perfil de cada família. Quando a mãe cuida da casa o dia todo e o pai trabalha fora, ele precisa ter a consciência de que, ao voltar do batente, as brincadeiras com os filhos são apenas uma parte de suas tarefas domésticas. Vale a pena dedicar algum tempo mesmo que curto a tarefas menos prazerosas, como cobrar a lição de casa e colocar as crianças para dormir. Quando os dois trabalham fora, a dica é a mesma. A diferença é que a mãe precisa compartilhar o tempo de contato com os filhos com o pai. Nesses casos, os dois podem assumir, juntos, as tarefas matutinas e noturnas. E as brincadeiras também.
 
Fonte: http://bebe.abril.com.br/familia/serpai/conteudo_250340.php

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

COMO SE USA O BANHEIRO...

Um colega de trabalho pediu uma imagem para colocar em um desses banheiros públicos. Quando baixei imagens do google eu vi várias, mais essas aqui me chamaram atenção... como uso o banheiro de uma certa universidade e também outros banehiros públicos imaginei... como pode ser você ter que fazer mensagens para dizer como se usa um banheiro?... o detalhe é que isso é uma aprendizagem que deveria ser de berço!!!





Gente, ainda tem mais manuais de instrução... o detalhe é que essas mensagens são colocadas em banheiros de adultos....

O que é amizade pra você?

O que é amizade pra você?


Passamos anos de nossas vidas levando tombos para encontrar a fórmula de uma amizade verdadeira e o máximo que encontramos é a fórmula para fugir das amizades que não são tão amigas. E até isso é falho, por vezes.

É muito difícil identificarmos quem está conosco por amizade ou por interesse. E o interesse vai além da conta bancária; passa pela influência, arte ou dom, beleza ou até mesmo se você é aquele nerd que pode passar a cola da prova mais difícil.

Essa é a vida real. Estamos cercados de cobras. E às vezes nos tornamos cobras sem que percebamos. A inocência fica perdida no berço. A pureza se esvai por entre as mãos da ganância. Sempre queremos mais. Esquecemos da essência. Somos egoístas e, por isso, atraímos pessoas assim.

Amizade pura e verdadeira talvez tenha sido daquele coleguinha de pré-escola, que se abaixou pra pegar o seu lápis de cor, sem se importar se você era o nerd mais assustador do colégio. Ele apenas queria ajudar, ser seu amigo. Não queria saber se você tinha o melhor sobrenome; apenas sabia que os seus olhos queriam sorrir com ele.

Aos poucos vamos entendendo que os culpados de atrairmos pessoas más somos, em grande parte, nós mesmos. Nós que deixamos no passado a pureza e a inocência de uma amizade. Somos esnobes, egoístas... Nada mais previsível que atrairmos pessoas assim.

Quando levamos nossos tombos, olhamos pro lado e quem nos dá a mão não é o cara mais lindo da cidade ou aquela menina linda que você sempre sonhou, mas uma pessoa que sempre esteve ali calada ou, então, o mendigo da rua que você sempre fez questão de ignorar.

O segredo de uma boa amizade parte de nós mesmos. Se olharmos com os olhos do coração, saberemos quem nos quer bem. Pois se as aparências conseguem enganar, a essência sempre nos mostrará o caminho certo.



 
Andreza Fillizola.
 
Fonte: http://encorajadas.blogspot.com/2010/10/o-que-e-amizade-pra-voce.html#comment-form 

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

XVI FORÚM AMAZÔNIA DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Olá Bom dia
Venho por meio deste avisa-los que nos dias 08,09,10,11 e 12/11 ocorrerá na UNAMA Alcindo Cacela mais uma edição do Fórum Amazônia de Ciências Sociais, o tema deste ano será "Universidade e a Escola Pública: Despertando para a violência simbólica das Escolas", as inscrições serão gratuitas a todos e valerá 25 horas aula.

Informações no CCHE UNAMA na Coordenação do Curso de Ciências Sociais no Bloco B - 2º Andar _ Unama Alcindo Cacela
Coordenadora Rubia Pimentel - cisocial@unama.br

ou então na SUPEX - Bloco A - 2º Andar


Você pode fazer inscrição na hoje na hora do evento também!

XVI FORÚM AMAZÔNIA DE CIÊNCIAS SOCIAIS
TEMA:
UNIVERSIDADE E A ESCOLA PÚBLICA: DESPERTANDO PARA A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA DAS ESCOLAS

PERÍODO: 08 A 12 DE NOVEMBRO DE 2010
19:00 HORAS
LOCAL: CAMPUS ALCINDO CACELA

AUDITÓRIO DAVID MUFARREJ (08/11)

AUDITÓRIO D 200 (09/11)

SALAS B201, B202, B203 (10-12/11)
AV. ALCINDO CACELA, 287
BELÉM-PA

INSCRIÇÕES GRATUITAS
TELEFONE: 4009-3069
NÃO PERCA!

As inscrições para apresentação de trabalhos durante o fórum, procurem a coordenação para inscrição... ainda dá tempo!!!!!!!


Por favor repassem este e-mail com cópia oculta aos seus contatos (Cco) é mais seguro.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

FORUM AMAZÔNIA CIENCIAS SOCIAIS 8 a 12 de novembro

Olá Bom Dia,

Venho por meio deste avisá-los que nos dias 08,09,10,11 e 12/11 ocorrerá na UNAMA Alcindo Cacela mais uma edição do Fórum Amazônia de Ciências Sociais, o tema deste ano será "Universidade e a Escola Pública: Despertando para a violência simbólica das Escolas", as inscrições serão gratuitas a todos e valerá 25 horas aula.

Informações no CCHE UNAMA na Coordenação do Curso de Ciências Sociais no Bloco B - 2º Andar _ Unama Alcindo Cacela
Coordenadora Rubia Pimentel - cisocial@unama.br

ou então na SUPEX - Bloco A - 2º Andar


PEÇO A VOCÊ QUE ME AJUDE A DIVULGAR E POR FAVOR POR CÓPIA OCULTA PARA EVITAR COLAGEM DE CONTATOS.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Continuando o extravaso de amor

Muitas vezes buscamos o amor na perfeição, achamos que uma rosa não deveria ter espinhos e que tudo deveria ser as mil maravilhas... Ledo engano.


A gente tem aquela idéia de que vamos encontrar a alma gêmea para sermos felizes. Não acredito mais nisso... passei muito tempo procurando minha alma gêmea... hoje estou com uma pessoa oposta a mim e sou feliz com ela. Lógico que temos nossas diferenças e meus momentos de insatisfação... isso é normal acredito que ele também.

O fato é que se por ele eu estou nutrindo um amor, é um pequeno arbusto que a cada dia deve ser regada para crescer e dar bons frutos. Nascemos com dons necessário para sermos felizes, independentemente de com quem estamos, onde estamos e quando estamos e por ai vai... A felicidade é uma escolha pessoal, eu posso escolher ser feliz ou não... depende de mim.

Já faz um tempo em que eu pedi a Deus uma pessoa para ser meu companheiro... já tenho. Deus é maravilhoso me atendeu no tempo certo e com ele estou formando minha família. Tudo bem que as vezes há uma confusão em saber quem somos.

Tudo o que somos, sentimos e vemos tudo o que entendemos como mundo é reflexo do que temos dentro da gente. Assim, se somos felizes ao lado de alguém que amamos é porque nos tornamos capazes de sentir felicidade e de amar. E se somos tristes e insatisfeitos, também é porque estamos exercendo nossa capacidade de sentir tristeza e de não nos satisfazermos com o que temos.

Somos pessoas e pessoas são eternamente ímpares. É o que cultivamos e alimentamos em nós que nos faz ser como somos. A única pessoa que temos e por quem realmente somos responsáveis é a gente mesmo.

QUERO GRITAR EXTRAVASAR... DE AMOR!!!!

Hoje eu estava com vontade de escrever no meu blog... não twitei... 140 caracteres é muito pouco pro tanto de coisas que eu quero falar.


Estou com um turbilhão de coisas para escrever e não sei nem por onde começar, tanto que estou escrevendo o que estou pensando neste momento... as palavras estão surgindo não sei de onde.

Tem momentos que minha cabeça está tão cheia que a única forma de extravasar é justamente escrevendo, não é a toa que fui fazer ciências sociais. Acredito que é o único curso capaz de me dar um completo prazer. Já fiz muitos outros cursos. Mas esse, exatamente esse me preenche.

As vezes penso em me definir, mas como é que eu mesma posso me definir. Não sei. Só sei dizer que muitas vezes não sei.

Hoje fiquei pensando no que é amor... achei que para muitos amor é sexo... puro sexo, para outros é um momento de êxtase. Momento que não sabemos quem somos e nem por que estamos ali naquele momento. Eu não sei definir o que é o amor... muita gente acha que é fácil e cita algum poema... definindo o amor. Não estou aqui dizendo que os poetas não sabem o que é amor... não. Até por que eles não escreveriam tão grandes coisas sobre esse sentimento se não sentissem.

Mas para mim o amor é uma mistura do tudo com o nada... pois existem momentos que queremos a pessoa só pra nós em um lugar só nosso e desfrutá-lo de todas as formas e sermos desfrutadas também.

Amor é reciprocidade, é preciso haver uma entrega entre ambos, do todo pela parte e da parte pelo todo.

Antigamente vivíamos com um certo modelo de amor, o amor por conveniência, era preciso ter posses para poder desfrutar do amor... mas lendo alguns pontos históricos discordo desse modelo de amor.

No mundo em que vivemos atualmente o amor muitas vezes ainda é por conveniência, mas não mais por dote. Mudou! Talvez agora seja por carência afetiva.

Podemos muitas vezes estar do lado da pessoa que nos proporciona momentos de felicidade mas podemos estar carentes. Já aconteceu isso com você?

Às vezes há uma necessidade apenas de um afago. Ou seja, como diz Zigmunt Bauman o homem moderno busca o outro pelo horror à solidão, mas mantém o outro a uma distancia que permita o exercício da liberdade.

Às vezes nos sentimos inseguro em relação ao amor, essa fragilidade do amor, lado a lado com sua maldita recusa em suportar com leveza a vulnerabilidade.

Não importa quem foi Se eu errei, quem errou

Você Mudou Demais
Zezé Di Camargo & Luciano


Já mudou a cor dos seus cabelos

Nem me fala do seus sonhos

Não me conta mais segredos

Não divide mais seus medos

Nem ao menos diz boa noite

Nem me chama pra deitar

Tenho às vezes que pedir um beijo

Controlar os meus desejos

Esperar por um abraço

Pra curar o meu cansaço

E em carinho no meu rosto

Nem sei quanto tempo faz


Vejo nosso amor se afastando

E entre nós ficou morando

Essa saudade

Estou sentido que aos poucos você

Vai me perder


Não importa quem foi

Se eu errei, quem errou

Se foi medo de amar

Se foi culpa do amor

Vê se volta pra mim

Porque a vida assim

Já virou solidão


Foram sonhos demais

Tantas noites iguais

E eu querendo te amar

Sem poder te tocar

Vê se volta pra mim

Nào te quero assim

Vendo a nossa paixão

Fugir do coração





quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Peguei este texto emprestado...

Oi gente peguei este texto emprestado e estou aqui apresentando em meu blog... boa semana a todos!

http://politicaecronicas.blogspot.com/
sábado, 9 de outubro de 2010
ORDENS DA "VELHA ORDEM"
A psicanalista e jornalista Maria Rita Kehl, muito conhecida e amada por muitas feminstas e acadêmicas e a quem tive o prazer de conhecer nos idos dos anos 90, foi demitida do Estadão, por "delito de opinião". O fato se deve ao artigo que escreveu e publicou no jornal "O Estado de São Paulo". Tomo posição ao publicar o texto neste espaço, nem que seja para leitura de meus "sete", no dizer do velho companheiro Joaquim Antunes. (Luzia Miranda Alvares)

DOIS PESOS

Maria Rita Kehl - O Estado de S.Paulo

Este jornal teve uma atitude que considero digna: explicitou aos leitores que apoia o candidato Serra na presente eleição. Fica assim mais honesta a discussão que se faz em suas páginas. O debate eleitoral que nos conduzirá às urnas amanhã está acirrado. Eleitores se declaram exaustos e desiludidos com o vale-tudo que marcou a disputa pela Presidência da República. As campanhas, transformadas em espetáculo televisivo, não convencem mais ninguém. Apesar disso, alguma coisa importante está em jogo este ano. Parece até que temos luta de classes no Brasil: esta que muitos acreditam ter sido soterrada pelos últimos tijolos do Muro de Berlim. Na TV a briga é maquiada, mas na internet o jogo é duro.
Se o povão das chamadas classes D e E - os que vivem nos grotões perdidos do interior do Brasil - tivesse acesso à internet, talvez se revoltasse contra as inúmeras correntes de mensagens que desqualificam seus votos. O argumento já é familiar ao leitor: os votos dos pobres a favor da continuidade das políticas sociais implantadas durante oito anos de governo Lula não valem tanto quanto os nossos. Não são expressão consciente de vontade política. Teriam sido comprados ao preço do que parte da oposição chama de bolsa-esmola.
Uma dessas correntes chegou à minha caixa postal vinda de diversos destinatários. Reproduzia a denúncia feita por "uma prima" do autor, residente em Fortaleza. A denunciante, indignada com a indolência dos trabalhadores não qualificados de sua cidade, queixava-se de que ninguém mais queria ocupar a vaga de porteiro do prédio onde mora. Os candidatos naturais ao emprego preferiam viver na moleza, com o dinheiro da Bolsa-Família. Ora, essa. A que ponto chegamos. Não se fazem mais pés de chinelo como antigamente. Onde foram parar os verdadeiros humildes de quem o patronato cordial tanto gostava, capazes de trabalhar bem mais que as oito horas regulamentares por uma miséria? Sim, porque é curioso que ninguém tenha questionado o valor do salário oferecido pelo condomínio da capital cearense. A troca do emprego pela Bolsa-Família só seria vantajosa para os supostos espertalhões, preguiçosos e aproveitadores se o salário oferecido fosse inconstitucional: mais baixo do que metade do mínimo. R$ 200 é o valor máximo a que chega a soma de todos os benefícios do governo para quem tem mais de três filhos, com a condição de mantê-los na escola.
Outra denúncia indignada que corre pela internet é a de que na cidade do interior do Piauí onde vivem os parentes da empregada de algum paulistano, todos os moradores vivem do dinheiro dos programas do governo. Se for verdade, é estarrecedor imaginar do que viviam antes disso. Passava-se fome, na certa, como no assustador Garapa, filme de José Padilha. Passava-se fome todos os dias. Continuam pobres as famílias abaixo da classe C que hoje recebem a bolsa, somada ao dinheirinho de alguma aposentadoria. Só que agora comem. Alguns já conseguem até produzir e vender para outros que também começaram a comprar o que comer. O economista Paul Singer informa que, nas cidades pequenas, essa pouca entrada de dinheiro tem um efeito surpreendente sobre a economia local. A Bolsa-Família, acreditem se quiserem, proporciona as condições de consumo capazes de gerar empregos. O voto da turma da "esmolinha" é político e revela consciência de classe recém-adquirida.
O Brasil mudou nesse ponto. Mas ao contrário do que pensam os indignados da internet, mudou para melhor. Se até pouco tempo alguns empregadores costumavam contratar, por menos de um salário mínimo, pessoas sem alternativa de trabalho e sem consciência de seus direitos, hoje não é tão fácil encontrar quem aceite trabalhar nessas condições. Vale mais tentar a vida a partir da Bolsa-Família, que apesar de modesta, reduziu de 12% para 4,8% a faixa de população em estado de pobreza extrema. Será que o leitor paulistano tem ideia de quanto é preciso ser pobre, para sair dessa faixa por uma diferença de R$ 200? Quando o Estado começa a garantir alguns direitos mínimos à população, esta se politiza e passa a exigir que eles sejam cumpridos.
Um amigo chamou esse efeito de "acumulação primitiva de democracia". Mas parece que o voto dessa gente ainda desperta o argumento de que os brasileiros, como na inesquecível observação de Pelé, não estão preparados para votar. Nem todos, é claro. Depois do segundo turno de 2006, o sociólogo Hélio Jaguaribe escreveu que os 60% de brasileiros que votaram em Lula teriam levado em conta apenas seus próprios interesses, enquanto os outros 40% de supostos eleitores instruídos pensavam nos interesses do País. Jaguaribe só não explicou como foi possível que o Brasil, dirigido pela elite instruída que se preocupava com os interesses de todos, tenha chegado ao terceiro milênio contando com 60% de sua população tão inculta a ponto de seu voto ser desqualificado como pouco republicano.
Agora que os mais pobres conseguiram levantar a cabeça acima da linha da mendicância e da dependência das relações de favor que sempre caracterizaram as políticas locais pelo interior do País, dizem que votar em causa própria não vale. Quando, pela primeira vez, os sem-cidadania conquistaram direitos mínimos que desejam preservar pela via democrática, parte dos cidadãos que se consideram classe A vem a público desqualificar a seriedade de seus votos.

Quinta, 7 de outubro de 2010, 11h25