terça-feira, 29 de novembro de 2016
ela me disse que está em um bom lugar
Agradeço as pessoas pela lembrança de minha mae Aluiza Silva... E pelas oraçoes a alma dela, já se passaram mais de ano que ela partiu, deixou saudades.
Obrigada a todos pelo carinho e pelas boas lembranças e também pelas boas histórias que sempre me contam dela.
Abaixo uma das mensagens recebidas que não sei o autor, mas que senti como se fosse um recado dela pra mim. Pois, era isso que ela dizia, que devemos ter sempre um sorriso no rosto e pensar nas coisas boas.
Obrigada pela carta.
domingo, 27 de novembro de 2016
desejar é tão importante quanto amar.
Eu não condeno uma coisa nem outra, mas se podemos ter tudo em casa, amor e paixão, amor e desejo, amor e adrenalina, tanto melhor. Se você andou ouvindo seu coração e resolveu casar, agende antes uma entrevista com seu corpo também. Ele lhe dirá o que pouca gente admite: que desejar é tão importante quanto amar.”
___________________ Crônicas de Martha Medeiros
sexta-feira, 25 de novembro de 2016
25 de novembro: Dia Internacional da Não-violência Contra a Mulher
quarta-feira, 23 de novembro de 2016
Comer Leite Escondido...
terça-feira, 22 de novembro de 2016
coração atrapalhado
segunda-feira, 21 de novembro de 2016
Admirar
Um dos maiores fermentos de um relacionamento é a admiração. É desanimante atravessar os dias sem sentir orgulho da pessoa que está vivendo ao nosso lado. É prioritário seguir para sempre pensando que ele é um bilhete premiado.
A cada observação perspicaz que ele faz sobre um fato, a cada gesto de solidariedade para com o irmão, a cada bola dentro que ele dá no trabalho, é um alívio pensar: este é o cara que escolhi para estar comigo. Um sujeito legal.”‘
___ Crônicas de Martha Medeiros
Oi...
Não tenho mais segredos com você!
E, isso é muito importante pra mim.
Saber que você está mais perto do que nunca.
Saber que posso contar contigo
e que nossos pensamentos muitas vezes estão concatenados,
com certeza, sinto-me ralizada.
Sempre pensei, se um dia isso seria possível…
Hoje vejo que sim.
Hoje te falo orgulhosamente
Sou grata pelo teu colo,
teu afago, a tua presença.
Cresci te amando,
E, continuarei te amando sempre.
quinta-feira, 17 de novembro de 2016
Queremos sim...
"No fundo, bem no fundo, queremos, sim, encontrar alguém que seja um amor para toda a vida, que dê motivo para levantarmos da cama de manhã e motivo para deitarmos nela à noite, que preencha de significado a nossa rotina banal, que seja uma parceria que vá muito além da amizade, que nos faça sentir especiais.”‘
___ Crônicas de Martha Medeiros
um pedido...
quarta-feira, 16 de novembro de 2016
Fechar os olhos
é como se você estivesse próximo de mim.
Sinto teu cheiro, teu sabor, a tua mão,
teu corpo em mim.
Meu corpo balança
conforme o seu,
e nessa dança, você me envolve em seus braços.
Você me leva!
Eu confio em você,
fecho os olhos, e
vou seguindo o teu balanço,
seguindo teus passos,
vamos sentindo o perfume um do outro,
dançando a melodia que nos envolve.
Nessa dança...
só existe eu e você
no deleite do prazer.
Meu querido Beija-flor...
terça-feira, 20 de setembro de 2016
Estou voltando
Fazia um bom tempo que eu nao escrevia... Porem, recentemente voltei a escrever.
Ando meio pensativa em relação a muitas coisas.
Vou começar aos poucos novamente.
Tenho dois textos que a minha amiga Tatiane colocou-os em um card. Serão as proximas publicaçoes.
Beijos e ate mais.
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016
Carinhoso
Quanta ternura nos envolve, ao escutar na voz melodioso de Elis.
Pensamentos a vagar...
sexta-feira, 29 de janeiro de 2016
quinta-feira, 28 de janeiro de 2016
não me importo
Aquilo me intrigou durante toda a noite, uma palavra fora do dicionário que ela usava para se descrever, e por que? A observei enquanto ela, tímida, finalizava mais um copo de cerveja. Eu estava com ela havia quatro horas, quatro horas onde conversamos sobre filosofia, arte, astrologia, cinema e viagens… Quando ela se dirigia ao garçom o bar inteiro parava para vê-la… Tinha seu carro, sua casa e era do tipo que não dependia de ninguém, então por que pensar assim? Teria ela se fechado?
Ela fez uma cara de entediada e me chamou para caminhar enquanto fumava um cigarro, até a saída sorriu e comprimento todo mundo com aquele jeito sapeca de menina do mundo…
Aquilo tudo era muito pequeno e raso para ela, conclui.
Na rua todos passavam apressados, ela se divertia com os animais abandonados, abaixou e entregou sua garrafa de água pró morador da rua, explicou o endereço de uma balada em alemão para um estrangeiro perdido que agradeceu com um sorriso, comprou chicletes de uma criança
E na minha cabeça só ecoava: inamorável.
Foram horas observando aquela garota, até não me aguentar e voltar no assunto… Eu queria entender melhor, eu queria uma definição como num dicionário. Então ela pegou minha mão e me puxou para um bar onde tocava uma banda de rock, ficou em silêncio por longos 30 minutos observando tudo até que disse:
– Olhe ao seu redor, estamos já a um tempo aqui. Durante esse tempo por nós passou uma garota chorando por que seu namorado terminou com ela ontem e hoje já está com outra, pois acredita que pessoas são substituíveis… naquela mesa tem 10 pessoas e elas não conversam entre si pois estão nos seus smartphones, talvez aquela garota de vermelho seja a mulher da vida do cara de azul, mas ele nunca saberá pois é orgulhoso demais para tentar. Veja o rapaz de pólo no bar, é o terceiro copo de martini que ele toma olhando pra loira tentando chamar a atenção do vocalista que fingirá que ela não existe por causa da ruiva e da morena que ele pega em dias alternados, e ele não pode ficar mal perante as outras.
Olhe ao seu redor, não fazemos parte disso, não somos rasos, realmente não fazemos parte disso, entramos sem celular na mão, esperando encontrar pessoas legais, com papos legais, com relações reais e voltamos para casa sozinhos, somos invisíveis num mundo de status onde as pessoas não vão te querer por que você mora longe, ou por que não gostam da sua cor de cabelo ou por que você não curte os beatles, acontece tudo tão rápido que as pessoas estão com preguiça de fazer o mínimo de esforço para conhecer realmente alguém e tudo é medido em likes. Eu passo por essa legião como um fantasma pois eles estão ocupados demais para ver quem está redor enquanto procuram alguém no tinder. E eu me importo? Não mais. Sou inamoravel por que não me importo com nada disso.. Nenhum desse status, não ,e importo em quanto tempo levo para conquistar a pessoa, se ela realmente vale a pena, não me importo se terei que atravessar a cidade para vê-la quando tiver saudades e não me importo se ela me presentear com um ingresso pra ir ver o show dos beatles por que é importante para ela mesmo eu detestando a banda. Por que eu sou assim, e se antes era o que procurávamos em alguém, hoje em dia somos considerados inamoraveis por manter o coração e a mente aberta.”
Naquele momento eu a entendi, e me apaixonei pelo mundo dela.
Texto escrito por Akasha Lincourt!"
Fonte: http://solteirasinistra.com/a-geracao-de-mulheres-inamoraveis/
quarta-feira, 27 de janeiro de 2016
O segredo é...: Memórias do Bengui - Pesquisa bibliográfica Import...
O segredo é...: Preocupante
Memórias do Bengui - Pesquisa bibliográfica Importante
Pesquisa sobre o Bengui
Preocupante
1° - Caracas (Venezuela) - 119.87 homicídios/100 mil habitantes
2° - San Pedro Sula (Honduras) - 111.03
3° - San Salvador (El Salvador) - 108.54
4° - Acapulco (México) - 104.73
5° - Maturín (Venezuela) - 86.45
6° - Distrito Central (Honduras) - 73.51
7° - Valencia (Venezuela) - 72.31
8° - Palmira (Colômbia) - 70.88
9° - Cidade do Cabo (África do Sul) - 65.53
10° - Cali (Colômbia) - 64.27
11° - Ciudad Guayana (Venezuela) - 62.33
12° - Fortaleza (Brasil) - 60.77
13° - Natal (Brasil) - 60.66
14° - Salvador e região metropolitana (Brasil) - 60.63
15° - ST. Louis (Estados Unidos) - 59.23
16° - João Pessoa; conurbação (Brasil) - 58.40
17° - Culiacán (México) - 56.09
18° - Maceió (Brasil) - 55.63
19° - Baltimore (Estados Unidos) - 54.98
20° - Barquisimeto (Venezuela) - 54.96
21° - São Luís (Brasil) - 53.05
22° - Cuiabá (Brasil) - 48.52
23° - Manaus (Brasil) - 47.87
24° - Cumaná (Venezuela) - 47.77
25° - Guatemala (Guatemala) - 47.17
26° - Belém (Brasil) - 45.83
27° - Feira de Santana (Brasil) - 45.50
28° - Detroit (Estados Unidos) - 43.89
29° - Goiânia e Aparecida de Goiânia (Brasil) - 43.38
30° - Teresina (Brasil) - 42.64
31° - Vitória (Brasil) - 41.99
32° - Nova Orleans (Estados Unidos) - 41.44
33° - Kingston (Jamaica) - 41.14
34° - Gran Barcelona (Venezuela) - 40.08
35° - Tijuana (México) - 39.09
36° - Vitória da Conquista (Brasil) - 38.46
37° - Recife (Brasil) - 38.12
38° - Aracaju (Brasil) - 37.70
39° - Campos dos Goytacazes (Brasil) - 36.16
40° - Campina Grande (Brasil) - 36.04
41° - Durban (África do Sul) - 35.93
42° - Nelson Mandela Bay (África do Sul) - 35.85
43° - Porto Alegre (Brasil) - 34.73
44° - Curitiba (Brasil) - 34.71
45° - Pereira (Colômbia) - 32.58
46° - Victoria (México) - 30.50
47° - Johanesburgo (África do Sul) - 30.31
48° - Macapá (Brasil) - 30.25
49° - Maracaibo (Venezuela) - 28.85
50° - Obregón (México) - 28.29
Feliz, Feliz...
segunda-feira, 11 de janeiro de 2016
Tão bom, tâo Bom...
Como é bom sentir este momento, este sentimento, essa coisa maravilhosa que transborda dentro de mim neste exato momento.
Sinto vontade de gritar de tanta felicidade, poder gritar o mais alto que eu puder e colocar toda esta alegria que está dentro de mim. talvez contagie mais pessoas.
Se alegria pudesse ser vista através das cores, eu diria que eu seria um arco-iris neste exato momento.
Tenho um certo problema em falar de sentimentos, principalmente quando estes são os meus. Mas quem me conhece sabe o quão feliz eu estou... Pois, estou vivendo um dia por vez, uma hora por vez, segundo por segundo.
domingo, 10 de janeiro de 2016
Tão bom encontrar pessoas que te fazem feliz...
E gosto de ficar com você
Meu riso é tão feliz contigo..."
E a gente dança
E a gente não se cansa
De ser criança
A gente brinca
Na nossa velha infância..."
Ansiedade de ...
“Amor é quando a paixão não tem outro compromisso marcado;
Ansiedade é quando sempre faltam muitos minutos para o que quer que seja”
― Mario Quintana
E a música "Ansiedade" de Raimundo Fagner não sai da minha cabeça...
Amizade!
Os amigos são para toda vida, ainda que não estejam conosco a vida inteira.
Temos o costume de confundir amizade com onipresença, e exigimos que as pessoas estejam sempre por perto, de plantão.
Amizade não é dependência, submissão. Não se tem amigos para concordar na íntegra, mas para revisar os rascunhos e duvidar da letra. É independência, é respeito, é pedir uma opinião que não seja igual, uma experiência diferente.
Se o amigo desaparece por semanas, imediatamente se conclui que ele ficou chateado por alguma coisa. Diante de ausências mais longas e severas, cobramos telefonemas e visitas. E já se está falando mal dele por falta de notícias. Logo dele que nunca fez nada de errado!
O que é mais importante: a proximidade física ou a afetiva? A proximidade física nem sempre é afetiva. Amigo pode ser um álibi ou cúmplice ou um bajulador ou um oportunista, ambicionando interesses que não o da simples troca e convívio.
Amigo mesmo demora a ser descoberto. É a permanência de seus conselhos e apoio que dirão de sua perenidade.
Amigo mesmo modifica a nossa história, chega a nos combater pela verdade e discernimento, supera condicionamentos e conluios. São capazes de brigar com a gente pelo nosso bem estar.
Assim como há os amigos imaginários da infância, há os amigos invisíveis na maturidade. Aqueles que não estão perto podem estar dentro. Tenho amigos que nunca mais vi, que nunca mais recebi novidades e os valorizo com o frescor de um encontro recente. Não vou mentir a eles, “vamos nos ligar?”, num esbarrão de rua. Muito menos dar desculpas esfarrapadas ao distanciamento.
Amigos me salvaram da fossa, amigos me salvaram das drogas, amigos me salvaram da inveja, amigos me salvaram da precipitação, amigos me salvaram das brigas, amigos me salvaram de mim.
Os amigos são próprios de fases: da rua, do Ensino Fundamental, do Ensino Médio, da faculdade, do futebol, da poesia, do emprego, da dança, dos cursos de inglês, da capoeira, da academia. Significativos em cada etapa de formação. Não estão na nossa frente diariamente, mas estão em nossa personalidade, determinado, de forma perceptível, as nossas atitudes.
Quantas juras foram feitas em bares a amigos bêbados e trôpegos?
Amigo é o que fica depois da ressaca. É glicose no sangue. A serenidade."
Meu texto de fim de ano
Pensei em muitas coisas do ano de 2015. Tive alguns dissabores, um até o mais amargo de minha vida que foi a perda de minha mãe. Mas não posso deixar de lembrar que as primeiras horas do ano de 2015 eu comemorei com ela, e tive bastante alegria ao lado dela, enquanto vida ela teve, e, é isso que gosto de lembrar, do sorriso ao lado dela. Hoje ela não está aqui, mas sei que em sua nova morada ela está vibrando de felicidade... Obrigada Mãe, por tudo!
Não posso esquecer que no ano de 2015 tive muitas alegrias ao lado dos meus maravilhosos filhos, e como eles foram e são importantes em minha vida. No momento em que pensei em desabar, vocês estavam a meu lado. Obrigada meus filhos pelo amor e pelo apoio.
Não posso esquecer de meus avós que me mostraram mais uma vez, o que é ser forte, Obrigada amores de minha vida, obrigada por todos os ensinamentos.
Não posso esquecer de meu pai Eli, que mesmo longe fisicamente, esteve presente em meu dia a dia, e que me proporcionava e proporciona alegria a cada ligação. Obrigada Pai!
Não posso esquecer dos momentos que tive com meus familiares que estão sempre me apoiando e confraternizando comigo a cada nova conquista. Obrigada Família, amo vocês!
Não posso esquecer dos momentos que tive ao lado dos meus amigos e amigas (de perto e de longe) daqueles que estão sempre comigo, a amizade de vocês foi muito importante no ano de 2015.
Aos meus alunos e alunas o que falar?... posso agradecer pelo aprendizado que tive com vocês, pelos momentos de risadas e de conversas sérias ou não, obrigada meus queridos, e não esqueçam ESTUDEM!...rs
Obrigada 2015 por ter mostrado virtudes que eu não conhecia, que eu não sabia ter. Algumas tempestades chegam apenas para testar a nossa força. Obrigada!
Sei que não vai dar pra marcar todo mundo nessa postagem, por que o face só permite 50 marcações...
Desejo a todos Um Feliz 2016. Que possamos partilhar muito mais amor, respeito, sorrisos, compreensão entre nós. Que este novo ano que está para chegar seja como a primavera que produz frutos e dos frutos sementes onde podem ser plantadas a cada dia e colhidas a cada amanhecer.
Desejo um Feliz e próspero 2016 a todos nós.
Um beijo no coração!"
terça-feira, 5 de janeiro de 2016
ver o vídeo e descobrir minha doçura.
Alguém acha que ela não tem razão?
#SentiNaPele
EMPODERAR
ou então, seu irmão, primo ou qualquer outra pessoa lhe puxa o cabelo e você revida, vem alguém adulto e lhe diz:segunda-feira, 4 de janeiro de 2016
Sou Tagarela, pergunto demais e sempre estou rindo alto.
Não sei, nunca tive coragem de perguntar isso a alguém.
Esta semana estava sentada em minha mesa de cozinha e de repente minha filha me olha e diz:
-Mãe, você pensa muito!
Na hora eu ri, mas depois fui refletir o por que dela ter afirmado isso. Lembrei...
Todas as vezes que ela me pega sozinha, ela me pergunta o que eu estou fazendo, e, eu respondo: “Estou Pensando”. (rs)
Me dei conta que penso muito mesmo. É tanto pensamento em minha “cachola” que as vezes, chego até a conversar comigo mesmo, respondendo as minhas próprias indagações.
Acredito que isso não seja ruim. Até mesmo por que eu gosto muito de falar.. falo, falo, falo, sou uma tagarela. Não é todo mundo que suporta isso em mim... rsrs
Às vezes, tento me policiar em não falar muito pra não irritar as pessoas, mas não gosto de fingir que eu não sou eu. E começo a falar em pensamento, chego até a gargalhar... será que sou maluca?
Maluca eu não sei se sou, mas sou curiosa.
Aliás, ontem um amigo muito especial acabou me dizendo isso:
- Ah menina, você é muito curiosa!
Adoro quando ele me chama de menina (rs). Ah! E com certeza, ele acertou na mosca. Sou mesma, assumo minha culpa... Faço mil perguntas a ele. Será que agora que cheguei a fase dos quatro anos? ...
Se o fato de ser curiosa e faladeira é um pecado, pronto estou condenada por toda a eternidade. (rs)
Difícil mudar isso em mim. Como não fazer as três coisas que eu mais gosto FALAR, PERGUNTAR E RIR... Isso é até bom por que acabo entendendo os por quês de minha filha que está nessa fase da vida. Eu penso que meus amigos gostam de mim com muito esforço ... porque eu falo muito.
Quantas pessoas existem por aí que também são faladeiras? Será que toda pessoa que fala muito também é questionadora? Não sei. Você Sabe?
domingo, 3 de janeiro de 2016
Para as minhas queridas amigas Fênix's
O segredo
“Aprenda a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você…A idade vai chegando e, com o passar do tempo, nossas prioridades na vida vão mudando…
A vida profissional, a monografia de final de curso, as contas a pagar…
Mas uma coisa parece estar sempre presente… A busca pela felicidade, com o amor da sua vida.
Desde pequenas ficamos nos perguntando “quando será que vai chegar?” E a cada nova paquera, vez ou outra nos pegamos na dúvida “será que é ele?”.
Como diz meu pai: “nessa idade tudo é definitivo”, pelo menos a gente sempre achava que era.
Cada namorado era o novo homem da sua vida.
Fazíamos planos, escolhíamos o nome dos filhos, o lugar da
lua-de-mel e, de repente…
Plaft! Como num passe de mágica ele desaparecia, fazendo criar mais expectativas a respeito “do próximo”.
Você percebe que cair na guerra quando se termina um namoro é muito natural, mas que já não dura mais de três meses.
Agora, você procura melhor e começa a ser mais seletiva.
Procura um cara formado, trabalhador, bem resolvido,
inteligente, com aquele papo que a deixa sentada no bar o resto da noite.
Você procura por alguém que cuide de você quando está doente, que não reclame em trocar aquele churrasco dos amigos pelo aniversário da sua avó, que jogue “imagem e ação” e se divirta como uma criança, que sorria de felicidade quando te olha, mesmo quando você está de short,camiseta e chinelo.
A liberdade, ficar sem compromisso, sair sem dar satisfação, já não tem o mesmo valor que tinha antes.
A gente inventa um monte de desculpas esfarrapadas, mas
continuamos com a procura incessante por uma pessoa legal,que nos complete, e vice-versa.
Enquanto tivermos maquiagem e perfume, vamos à luta… E
haja dinheiro para manter a presença em todos os eventos da
cidade: churrasco, festinhas, boates na quinta-feira.
Sem falar na diversidade, que vai do Forró ao Beatles.
Mas o melhor dessa parte é se divertir com as amigas, rir até doer barriga, fazer aqueles passinhos bregas de antigamente e curtir o som…
Olhar para o teto, cantar bem alto aquela música que você adora.
Com o tempo, voce vai percebendo que para ser feliz com
uma outra pessoa, você precisa, em primeiro lugar, não precisar dela.
Percebe também que aquele cara que você ama (ou acha que ama), e que não quer nada com você, definitivamente não é o homem da sua vida.
Você aprende a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você.
O segredo é não correr atrás das borboletas… é cuidar do jardim para que elas venham até você.
No final das contas, você vai achar, não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você! “
Pra vocês amigas:
Tatizinha, Tatiana, Paula, Mônica e Carol... vocês moram em meu coração.
Não sei quem sou...
Quando falo com sinceridade não sei com que sinceridade falo.
Sou variamente outro do que um eu que não sei se existe (se é esses outros)...
Sinto crenças que não tenho.
Enlevam-me ânsias que repudio. A minha perpétua atenção sobre mim perpetuamente me ponta traições de alma a um carácter que talvez eu não tenha, nem ela julga que eu tenho. Sinto-me múltiplo.
Sou como um quarto com inúmeros espelhos fantásticos que torcem para reflexões falsas uma única anterior realidade que não está em nenhuma e está em todas.
Como o panteísta se sente árvore (?) e até a flor, eu sinto-me vários seres. Sinto-me viver vidas alheias, em mim, incompletamente, como se o meu ser participasse de todos os homens, incompletamente de cada (?), por uma suma de não-eus sintetizados num eu postiço."
Fernando Pessoa
Hoje lembrei bastante dela...
Por que postar esse texto? Não sei... Faz muito tempo em que só leio as postagens ou posto imagens ou vídeos. Pensei muito nela hoje e ao vasculhar meus escritos encontrei este. Pra quem não conheceu, saiba que ela foi uma grande mulher.
Só tenho a agradecer pelo que sou.
quarta-feira, 20 de maio de 2015
domingo, 3 de maio de 2015
quarta-feira, 22 de abril de 2015
Apenas eu...
Acho que as vezes tenho medo de não saber o que escrever.
Nunca tive medo em falar muito quando estou no meio de vários amigos. Porem, quando tenho que falar algo mais sério, eu acabo me enrolando.
O que devo fazer?
Esses problemas nem são meus?
Como posso suportar essa dor dentro do meu peito?
Uma dor que não é minha. Preciso me desapegar de muitas coisas. Eu sei que preciso. Mas não é fácil, sempre tenho a sensação de que preciso cuidar dos outros, mesmo sabendo que não sou obrigada a isso. Não sei se já tivestes essa sensação de tomar conta de tudo e de todos. “felizes aqueles que não se preocupam com coisas além de seus problemas”.
Sinceramente, gostaria muito de chutar tudo pro alto, mas o jeito é esperar a tempestade acalmar. Mas será que estou disposta a esperar? Já esperei tanto que minha paciência já deu no limite.
Não tenho mais que viver para os outros, tenho que viver pra mim. Alias, to ficando velha, mas não quero ser só mais uma. Eu quero ser eu. Simplesmente eu.
Walkyria
sábado, 4 de abril de 2015
Cidade do Silêncio
Lauren, uma jornalista ambiciosa de Chicago, é enviada para cobrir os estupros seguidos de morte que vêm ocorrendo na fronteira entre os EUA e o México. Chegando lá, com a ajuda de um jornalista local, descobre que esses crimes são apenas a ponta do iceberg de uma trama muito mais complexa do que se poderia imaginar envolvendo politícos e grandes empresários locais.
Uma história real que chocou a América, finalmente numa surpreendente visão cinematográfica.
sábado, 21 de março de 2015
Escola Municipal Palmira Lins de Carvalho - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (NOITE)
Escola Municipal Palmira Lins de Carvalho
HÁ VAGAS PARA TODAS AS SÉRIES. Conclua seu Ensino Fundamental e tenha mais oportunidades, o CONHECIMENTO muda a vida para melhor.
VENHA ESTUDAR COM A GENTE (Turmas de Totalidades):
1ª Totalidade (séries 1ª e 2ª)
2ª Totalidade (séries 3ª e 4ª)
3ª Totalidade (séries 5ª e 6ª)
4ª Totalidade (séries 7ª e 8ª)
Na Escola Palmira Lins os alunos têm oportunidade de participar de PROJETOS (música, poesia, futebol, xadrez, grafite etc.).
Também há na escola Laboratório de Informática, Biblioteca, Quadra de Esportes e uma bela SAMAUMEIRA.
Em 2014 a Escola venceu o Concurso ABC da Energia, participou da Feira do Livro (com apresentações do Grupo Lítero-Musical Somaúma) e levou os alunos ao Teatro, à casa da Linguagem, ao Museu, ao Cinema, ao Centur, à UFPA, à Estação das Docas etc.
ENDEREÇO: Conjunto Euclides Figueredo, Rua F, s/n, Marambaia.
TELEFONE: 3231-3589
segunda-feira, 16 de março de 2015
terça-feira, 24 de fevereiro de 2015
"Como perder um grande amor"
Uma atriz de 50 anos disse:
"Meu marido vive dizendo que se sacrifica muito por mim. Quando viajamos, diz que escolhe um lugar para me agradar, que preferia ir para outro lugar. Repete que sempre abre mão do que quer só para me deixar feliz. Diz que não sai mais com os amigos para ficar comigo. É horrível saber que o homem que você ama se sacrifica tanto e se sente tão miserável".
Ela disse que o marido costumava ser muito carinhoso e romântico no início do casamento.
"Nos primeiros anos, ele me tratava como uma princesa, me dava presentes lindos, íamos a restaurantes, cinema, shows todas as noites. Ele tinha prazer em me deixar feliz, adorava me fazer rir. Hoje, tudo é um esforço enorme, um verdadeiro sacrifício. Ele se tornou um martirido (uma mistura de mártir e marido). Ele me faz sentir que sou uma merda de mulher."
Encontrei o mesmo tipo de sentimento em muitas mulheres. Elas dizem que são consideradas complicadas, difíceis, insatisfeitas, exigentes, e que seus maridos afirmam que precisam fazer um trabalho exaustivo para tentar agradá-las, sem nunca conseguir.
Uma pesquisadora de 47 anos, certa vez, disse: "Escutei tantas vezes do meu marido que eu dou muito trabalho, que sou muito difícil, que decidi me separar. Não quero dar trabalho para o homem que eu amo. Quero amar e ser amada, quero que ele se sinta feliz de estar comigo, que sinta prazer, que se divirta com a minha companhia. Não aguento mais ficar com um homem que me critica o tempo todo, que reclama do meu jeito de ser, que não me valoriza e não me elogia, que me compara com outras mulheres mais leves e fáceis de conviver".
O mais difícil é compreender em que momento o casamento perde o encanto e se torna um fardo tão pesado para os dois, como contou uma professora de 43 anos:
"Quando ele parou de me dar beijo na boca, deixou de me admirar e passou a enxergar só o pior de mim, senti que o meu casamento tinha terminado. Eu não quero ter de mendigar o amor, o respeito e a admiração do homem que eu amo. Eu mereço ter um homem que se sinta um felizardo por me amar e ser amado por mim, não mereço?"
Mirian Goldenberg é antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É autora de 'Coroas: corpo, envelhecimento, casamento e infidelidade' (Ed. Record). Escreve às terças, a cada 15 dias.
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/miriangoldenberg/2014/12/1556297-como-perder-um-grande-amor.shtml



































