quarta-feira, 5 de maio de 2010

UFPA define as regras para o Processo Seletivo 2011

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UFPA decidiu, nesta terça-feira, dia 27, adotar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como uma das etapas do processo seletivo da Instituição, já a partir do próximo vestibular. A seleção ficará a cargo completo da Universidade, que não adotará o Sistema de Seleção Unificado do Ministério da Educação (SiSU), apenas o ENEM, tendo total autonomia para definir as regras internas do certame.

A prova do ENEM é formada por 180 questões, sendo 45 de cada disciplina, contemplando quatro grandes áreas do conhecimento: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e sua Tecnologias, mais uma redação. O Exame Nacional será considerado uma primeira etapa para ingresso na Federal Paraense, apresentando ponto de corte apenas na redação, que deverá exigir pontuação mínima para a aprovação do candidato à próxima fase.

Outra decisão relativa ao processo tomada na tarde desta terça-feira é a de que a prova do ENEM e a prova local como segunda etapa a ser ofertada pela UFPA terão pesos iguais, ou seja, a ponderação para computar o resultado final levará em consideração o desempenho dos candidatos nas duas provas com importância de 50% para cada uma. Somente a prova específica da UFPA deverá estabelecer um número mínimo de acertos de questões.
A prova local será elaborada na mesma matriz do conteúdo programático do Exame Nacional, mas deverá conter questões com abordagem de aspectos regionais, contextualizando a realidade da região amazônica nas habilidades que se esperam ser do conhecimento do candidato. A decisão foi tomada pelos conselheiros com base em ampla discussão sobre a importância de o aluno ingressar no ensino superior com conhecimento global, sem, no entanto, negligenciar as especificidades do contexto regional.
A priori, a etapa a ser elaborada pela UFPA apresentará um total de 55 questões objetivas, sendo 5 referente a cada uma das 11 disciplinas que constam no currículo escolar do ensino médio. Como a etapa do ENEM já trará a prova de redação, a segunda não exigirá do candidato a elaboração de textos. Mas, diferentemente do Exame Nacional, a UFPA manterá a exigências das leituras obrigatórias e da prova de língua estrangeira, podendo o candidato optar por Inglês, Espanhol, Francês, Alemão ou Italiano.
Outras decisões de cunho operacional e detalhes sobre os aspectos discutidos no CONSEPE serão tratados de modo mais aprofundado pela Comissão Permanente de Processos Seletivos (COPERPS), pelo Centro de Processos Seletivos (CEPS), pela Pró-Reitoria de Ensino e de Graduação (PROEG) e por uma comissão especial criada para tal no âmbito da UFPA com representantes de todas as referidas unidades.
As provas do Enem 2010 serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro. O MEC está fazendo os ajustes finais no calendário de avaliações, uma vez que a edição 2010 do Enade está prevista para o dia 7 de novembro.

Leia também: Entenda o Vestibular 2011 da UFPA

UFPA adota ENEM como uma das fases do processo seletivo

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Rafaela André

Um comentário:

Blog da Agraria disse...

Meu comentário é sobre seu BLOG. Ele é muito bonito e vc demonstra muito boa vontade e espírito. Não pare de alimentá-lo pois precisamos divulgar nossas idéias e propostas e até nossas asneiras e bobagens. O importante, nestes tempos em que todo mundo parece meio isolado, é fazer contato, comunicr-se, mesmo que seja através de um Blog. Não vou dizer que li tudo, mas visitei cada uma das postagens e deu pra ter uma visão geral. Parabéns pelo trabalho.