"Verdade seja dita. Eu não sou como você esperava. Eu não sou escrava. Eu não tenho um par de peitos de 300ml de silicone em cada um. Não tenho uma bunda de 102cm de diâmetro como a da Juliana Paes. Eu sou muito mais do que você espera. Muito mais do que você agüentaria. E muito mais do que você merece.
Porque eu sou fiel aos meus sentimentos. Vou estar com você quando eu realmente quiser estar. Vou te ligar quando eu quiser falar com você. Porque eu não passo vontade. E nem vou passar vontade de você. Não vou fazer joguinho. Eu me entrego mesmo. Assim. Na lata. Eu abro meu coração. Rasgo o verbo. Me dou em prosa. E se te disser que não te quero, meu olhar vai me desmentir na tua frente. Porque eu falo antes de pensar. Eu falo até sem sequer pensar. Eu penso falando. E se estou com você, aí, não penso duas vezes. Não penso em nada. Não quero mais nada.
Então, não perca seu tempo comigo. Eu não sou um corpo que você achou na noite. Eu não sou uma boca que precisa ser beijada por outra qualquer. Eu não preciso do seu dinheiro. Muito menos do seu carro. Mas, talvez, eu precise dos seus braços fortes. Das suas mãos quentes. Do seu colo pra eu me deitar. Do seu conselho quando meu lado menina não souber o que fazer do meu futuro. Eu não vou te pedir nada. Não vou te cobrar aquilo que você não pode me dar. Mas uma coisa, eu exijo. Quando estiver comigo, seja todo você. Corpo e alma. Às vezes, mais alma. Às vezes, mais corpo. Mas, por favor, não me apareça pela metade. Não me venha com falsas promessas. Eu não me iludo com presentes caros. Não, eu não estou à venda. Eu não quero saber onde você mora. Desde que você saiba o caminho da minha casa. Eu não quero saber quanto você ganha. Quero saber se ganha o dia quando está comigo. Você não vai me ver mentir. Desista. Mentiria sobre a cor do meu cabelo. Sobre minha altura. Até sobre meus planos para o futuro. Mas não vou mentir sobre o que eu sinto. Nem sob tortura. Posso mentir sobre minha noite anterior. Sobre minha viagem inesquecível. Mas não agüentaria mentir sobre você por um segundo. Não na sua cara. Mentiria pras minhas amigas sobre a sua beleza. Diria que tem corpo de atleta e um quê de Don Juan (mesmo sabendo que elas iriam descobrir a farsa depois). Mas não me faça mentir e dizer que não te quero. Que eu não estou na sua. Não me obrigue a jogar. Não me obrigue a dizer “não” quando eu quiser dizer “sim”. Não me faça tirar você da minha vida porque meu coração ainda acelera quando você me liga.
Insisto. Não perca seu tempo comigo. Porque eu não quero entrar no seu carro se não puder entrar na sua vida. Não me conte seu passado se eu não puder viver seu presente. Não faça planos comigo se não me incluir no seu futuro. Não me apresente seus amigos se, amanhã, vou virar só mais uma. Me poupe do trabalho de adivinhar seus pensamentos. Diga que me quer apenas quando for verdade. Diga que está com saudade apenas se sentir minha falta do seu lado. Peça minha companhia quando não desejar só meu corpo. Me ligue quando tiver algo pra dizer. Mas, por favor, me desligue quando não estiver mais afim de mim."
Retirado do Blog "As encorajadas": http://encorajadas.blogspot.com/search/label/laranja
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Esse é do Blog "As Encorajadas"
Respondendo a uma pessoa...
Bom... algum desses dias alguém me disse que gostou do meu Blog, porém não gostou de como escolhi as cores, essa mistura de Rosa e Verde...
Sei que não tenho por que justificar aqui a minha escolha...
Mas sinceramente não dá pra ser igual a todos os blogs da vida... até por que cada blog tem sua identidade, a minha é essa... é ser diferente dos padrões ditos normais.
Sei que não tenho por que justificar aqui a minha escolha...
Mas sinceramente não dá pra ser igual a todos os blogs da vida... até por que cada blog tem sua identidade, a minha é essa... é ser diferente dos padrões ditos normais.
Resposta Ao Blog da Minha Amiga Brissa: TO CANSADA!!!!!!!!!!
As vezes me canso de fazer tudo, e as vezes de fazer nada...
Me canso de certas metodologias que realmente para mim não funcionam... fico cansada e consequentemente uma fera.
Fico Cansada de eu falar e não me escutar, e por ficar cansada acabo não falando mais nada.
Estou cansada, cansada e muito cansada e pior, que mesmo sabendo que faço tudo, não é desse tudo que estou cansada ... é de algo que palavras não tenho para explicar... mas como nem a psicologia nem a neurologia ainda conseguiram entender todas as funções do cerébro e da mente... eu é que não vou tentar descobrir essa área agora... pois estou muito cansada...
Beijos
Quem quiser acessar o Blog da Brissa é esse aqui:
http://tudiim.blogspot.com/
Me canso de certas metodologias que realmente para mim não funcionam... fico cansada e consequentemente uma fera.
Fico Cansada de eu falar e não me escutar, e por ficar cansada acabo não falando mais nada.
Estou cansada, cansada e muito cansada e pior, que mesmo sabendo que faço tudo, não é desse tudo que estou cansada ... é de algo que palavras não tenho para explicar... mas como nem a psicologia nem a neurologia ainda conseguiram entender todas as funções do cerébro e da mente... eu é que não vou tentar descobrir essa área agora... pois estou muito cansada...
Beijos
Quem quiser acessar o Blog da Brissa é esse aqui:
http://tudiim.blogspot.com/
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Este aqui eu recebi... e to repassando
Aviso Importante:
ESSA VC TEM QUE SABER :
...Sobre a GORDURA;
No Japão, são consumidas poucas gorduras e o índice de ataques cardíacos é menor do que na Inglaterra e nos EUA;
Em compensação, na França se consome muitas gorduras e,ainda assim, o índice de ataques cardíacos é menor do que na Inglaterra e nos EUA;
... Sobre o VINHO
Na Índia, se bebe pouco vinho tinto e o índice de ataques cardíacos é menor do que na Inglaterra e nos EUA;
Em compensação, na Espanha se bebe muito vinho tinto e o índice de ataques cardíacos é menor do que na Inglaterra e nos EUA;
... Sobre o SEXO
Na Argélia, se transa muito pouco e o índice de ataques cardíacos é menor do que na Inglaterra e nos EUA;
Em compensação, no Brasil se transa muuuuuito e o índice de ataques cardíacos é menor do que na Inglaterra e nos EUA;
CONCLUSÃO:
Beba, coma e trepe sem parar, pois o que mata é falar inglês!
Eu já parei meu curso...
rsrsrs
ESSA VC TEM QUE SABER :
...Sobre a GORDURA;
No Japão, são consumidas poucas gorduras e o índice de ataques cardíacos é menor do que na Inglaterra e nos EUA;
Em compensação, na França se consome muitas gorduras e,ainda assim, o índice de ataques cardíacos é menor do que na Inglaterra e nos EUA;
... Sobre o VINHO
Na Índia, se bebe pouco vinho tinto e o índice de ataques cardíacos é menor do que na Inglaterra e nos EUA;
Em compensação, na Espanha se bebe muito vinho tinto e o índice de ataques cardíacos é menor do que na Inglaterra e nos EUA;
... Sobre o SEXO
Na Argélia, se transa muito pouco e o índice de ataques cardíacos é menor do que na Inglaterra e nos EUA;
Em compensação, no Brasil se transa muuuuuito e o índice de ataques cardíacos é menor do que na Inglaterra e nos EUA;
CONCLUSÃO:
Beba, coma e trepe sem parar, pois o que mata é falar inglês!
Eu já parei meu curso...
rsrsrs
Filmes csn45
Tem mais essa parte: "minha mãezona"
Esta mensagem eu recebi de uma pessoa que aqui eu ainda não citei, pois estou a escrever sobre ele... calma! Vai chegar a sua hora...(rs).
Realmente, esta parte eu não tinha lembrado ou não sabia de alguns detalhes, mas sem antes pedir sua permissão, resolvi publicar na integra a sua mensagem... para completar o meu texto!
Fico orgulhosa de ser filha de um pai maravilhoso (jornalista) e de uma mãe (Fotocompositora - Gráfico), pois com vocês aprendi a maravilha da leitura e da escrita.
Amo vocês!!!!
E-mail:
Estou lendo os artigos, aos poucos, selecionados pela aparência ou pelo titulo. Alguns eu gostei e outros, nem tando, quando olhando pela tese ou pelas declaracoes, mas gostei de todos ao descobrir como escreves bem, com clareza e logica. Estou orgulhoso de ti.
Quando falavas da tua mae e de como a guerreira manteve os filhos na area fiquei pensando ca comigo: essa eh a guerreira que conhecestes e podes falar a respeito. Mas tem outras guerreiras encarnadas na mesma pessoa:
1) a menina que morava na Domingos Marreiros quando ainda nao havia canal guiando o rio e se andava sobre uma ponte estreita estirada sobre o mamore a partir da Antonio Barreto. Se a memoria nao me falha a casa era azul e tinha uma porta e uma janela na frente, mas nao havia o que se pudesse chamar quintal. Nessa epoca estudavamos no Colegio Souza Franco quando ainda nao havia Escola de Educacao Fisica e toda aquela area era parte do Colegio e onde eram dadas as aulas de educacao fisica;
2) Tem a guerreira radialista que pelo menos uma vez por semana se abalava de Belem para Marituba para apresentar a Voz do Pastor, escrito pelo entao Arcebispo Dom Alberto Gaudencio Ramos para divulgacao atravez da Radio Cultura;
3) Tem a lider sindical que tomava parte do Sindicato dos Graficos tentando unificar a campanha sindical com os Jornalistas enquando varava a madrugada na sala de Composicao do Jornal O Liberal quando este ainda era ancorado na Gaspar Viana.
E por ai vai ....
Assim quero fazer coro contigo nessa especie de homenagem que prestastes a ela ... a maezona.
Realmente, esta parte eu não tinha lembrado ou não sabia de alguns detalhes, mas sem antes pedir sua permissão, resolvi publicar na integra a sua mensagem... para completar o meu texto!
Fico orgulhosa de ser filha de um pai maravilhoso (jornalista) e de uma mãe (Fotocompositora - Gráfico), pois com vocês aprendi a maravilha da leitura e da escrita.
Amo vocês!!!!
E-mail:
Estou lendo os artigos, aos poucos, selecionados pela aparência ou pelo titulo. Alguns eu gostei e outros, nem tando, quando olhando pela tese ou pelas declaracoes, mas gostei de todos ao descobrir como escreves bem, com clareza e logica. Estou orgulhoso de ti.
Quando falavas da tua mae e de como a guerreira manteve os filhos na area fiquei pensando ca comigo: essa eh a guerreira que conhecestes e podes falar a respeito. Mas tem outras guerreiras encarnadas na mesma pessoa:
1) a menina que morava na Domingos Marreiros quando ainda nao havia canal guiando o rio e se andava sobre uma ponte estreita estirada sobre o mamore a partir da Antonio Barreto. Se a memoria nao me falha a casa era azul e tinha uma porta e uma janela na frente, mas nao havia o que se pudesse chamar quintal. Nessa epoca estudavamos no Colegio Souza Franco quando ainda nao havia Escola de Educacao Fisica e toda aquela area era parte do Colegio e onde eram dadas as aulas de educacao fisica;
2) Tem a guerreira radialista que pelo menos uma vez por semana se abalava de Belem para Marituba para apresentar a Voz do Pastor, escrito pelo entao Arcebispo Dom Alberto Gaudencio Ramos para divulgacao atravez da Radio Cultura;
3) Tem a lider sindical que tomava parte do Sindicato dos Graficos tentando unificar a campanha sindical com os Jornalistas enquando varava a madrugada na sala de Composicao do Jornal O Liberal quando este ainda era ancorado na Gaspar Viana.
E por ai vai ....
Assim quero fazer coro contigo nessa especie de homenagem que prestastes a ela ... a maezona.
terça-feira, 25 de maio de 2010
Parabéns Antônio....
Hoje é um dia todo especial...
Hoje é o seu aniversário
Um dia em que você dá mais um passo
Para novos caminhos e conquistas,
Um dia marcante em seu coração.
Saiba que você é uma boa parte da vida de muitas pessoas...
Pois partilha de alegrias e tristezas
Ajuda muita gente a sorrir...
És um lutador...
E hoje desejo não somente que você sorria mais
Mas um grito de felicidade.
Desejo que você
Ainda dê muitos passos
E conquiste seus objetivos,
Pois capacidade para isso
Não lhe falta.
E que você tenha sempre
A esperança e a felicidade em seu olhar
Não só neste dia
Mas em toda sua vida.
E é com todo carinho e sinceridade
Que eu te digo:
Parabéns Meu Amigo!!!
Hoje é o seu aniversário
Um dia em que você dá mais um passo
Para novos caminhos e conquistas,
Um dia marcante em seu coração.
Saiba que você é uma boa parte da vida de muitas pessoas...
Pois partilha de alegrias e tristezas
Ajuda muita gente a sorrir...
És um lutador...
E hoje desejo não somente que você sorria mais
Mas um grito de felicidade.
Desejo que você
Ainda dê muitos passos
E conquiste seus objetivos,
Pois capacidade para isso
Não lhe falta.
E que você tenha sempre
A esperança e a felicidade em seu olhar
Não só neste dia
Mas em toda sua vida.
E é com todo carinho e sinceridade
Que eu te digo:
Parabéns Meu Amigo!!!
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Se ele quer você....
*Se um homem quer você, nada pode mantê-lo longe...*
*E*ste texto é da Oprah Winfrey, apresentadora conceituadíssima dos Estados Unidos.
Leiam, e arrepiem-se também.
*Se um homem quer você, nada pode mantê-lo longe;
Se ele não te quer, nada pode fazê-lo ficar.
Pare de dar desculpas (de arranjar justificativas) para um homem e seu comportamento.
Permita que sua intuição (ou espírito) te proteja das mágoas.
Pare de tentar se modificar para uma relação que não tem que acontecer.
Mais devagar é melhor. Nunca dedique sua vida a um homem antes que você encontre um que realmente te faz feliz.
Se uma relação terminar porque o homem não te tratou como você merecia,”foda-se, mande pro inferno, esquece!”, vocês não podem “ser amigos”. Um amigo não destrataria outro amigo.
Não conserte.
Se você sente que ele está te enrolando, provavelmente é porque ele está mesmo. Não continue (a relação) porque você acha que “ele vai melhorar”.
Você vai se chatear daqui um ano por continuar a relação quando as coisas ainda não estiverem melhores.
A única pessoa que você pode controlar em uma relação é você mesma.
Evite homens que têm um monte de filhos, e de um monte de mulheres diferentes. Ele não casou com elas quando elas ficaram grávidas, então, porque ele te trataria diferente?
Sempre tenha seu próprio círculo de amizade, separadamente do dele.
Coloque limites no modo como um homem te trata. Se algo te irritar,faça um escândalo.
Nunca deixe um homem saber de tudo. Mais tarde ele usará isso contra você.
Você não pode mudar o comportamento de um homem. A mudança vem de dentro.
Nunca o deixe sentir que ele é mais importante que você… mesmo se ele tiver um maior grau de escolaridade ou um emprego melhor.
Não o torne um semi-deus.
Ele é um homem, nada além ou aquém disso.
Nunca deixe um homem definir quem você é.
Nunca pegue o homem de alguém emprestado.
Se ele traiu alguém com você, ele te trairá.
Um homem vai te tratar do jeito que você permita que ele te trate. Todos os homens NÃO são cachorros.
Você não deve ser a única a fazer tudo… compromisso é uma via de mão dupla.
Você precisa de tempo para se cuidar entre as relações. Não há nada precioso quanto viajar. Veja as suas questões antes de um novo relacionamento.
Você nunca deve olhar para alguém sentindo que a pessoa irá te completar.
Uma relação consiste de dois indivíduos completos,procure alguém que irá te complementar… não suplementar.
Namorar é bacana. mesmo se ele não for o esperado Sr. Correto.
Faça-o sentir falta de você algumas vezes… quando um homem sempre sabe que você está lá, e que você está sempre disponível para ele, ele se acha…
Não se comprometa completamente com um homem que não te dá tudo o que você precisa. Mantenha-o em seu radar, mas conheça outros…
Compartilhe isso com outras mulheres e homens (de modo que eles saibam).
Você fará alguém sorrir, outros repensarem sobre as escolhas, e outras mulheres se prepararem.
O medo de ficar sozinha faz que várias mulheres permaneçam em relações que são abusivas e lesivas.
Você deve saber que você é a melhor coisa que pode acontecer para alguém e se um homem te destrata, é ele que vai perder uma coisa boa.****
Se ele ficou atraído por você à primeira vista, saiba que ele não foi o único.
Todos eles estão te olhando, então você tem várias opções.*
*Faça a escolha certa.*
*CUIDEM BEM DE SEUS CORAÇÕES…*
*E*ste texto é da Oprah Winfrey, apresentadora conceituadíssima dos Estados Unidos.
Leiam, e arrepiem-se também.
*Se um homem quer você, nada pode mantê-lo longe;
Se ele não te quer, nada pode fazê-lo ficar.
Pare de dar desculpas (de arranjar justificativas) para um homem e seu comportamento.
Permita que sua intuição (ou espírito) te proteja das mágoas.
Pare de tentar se modificar para uma relação que não tem que acontecer.
Mais devagar é melhor. Nunca dedique sua vida a um homem antes que você encontre um que realmente te faz feliz.
Se uma relação terminar porque o homem não te tratou como você merecia,”foda-se, mande pro inferno, esquece!”, vocês não podem “ser amigos”. Um amigo não destrataria outro amigo.
Não conserte.
Se você sente que ele está te enrolando, provavelmente é porque ele está mesmo. Não continue (a relação) porque você acha que “ele vai melhorar”.
Você vai se chatear daqui um ano por continuar a relação quando as coisas ainda não estiverem melhores.
A única pessoa que você pode controlar em uma relação é você mesma.
Evite homens que têm um monte de filhos, e de um monte de mulheres diferentes. Ele não casou com elas quando elas ficaram grávidas, então, porque ele te trataria diferente?
Sempre tenha seu próprio círculo de amizade, separadamente do dele.
Coloque limites no modo como um homem te trata. Se algo te irritar,faça um escândalo.
Nunca deixe um homem saber de tudo. Mais tarde ele usará isso contra você.
Você não pode mudar o comportamento de um homem. A mudança vem de dentro.
Nunca o deixe sentir que ele é mais importante que você… mesmo se ele tiver um maior grau de escolaridade ou um emprego melhor.
Não o torne um semi-deus.
Ele é um homem, nada além ou aquém disso.
Nunca deixe um homem definir quem você é.
Nunca pegue o homem de alguém emprestado.
Se ele traiu alguém com você, ele te trairá.
Um homem vai te tratar do jeito que você permita que ele te trate. Todos os homens NÃO são cachorros.
Você não deve ser a única a fazer tudo… compromisso é uma via de mão dupla.
Você precisa de tempo para se cuidar entre as relações. Não há nada precioso quanto viajar. Veja as suas questões antes de um novo relacionamento.
Você nunca deve olhar para alguém sentindo que a pessoa irá te completar.
Uma relação consiste de dois indivíduos completos,procure alguém que irá te complementar… não suplementar.
Namorar é bacana. mesmo se ele não for o esperado Sr. Correto.
Faça-o sentir falta de você algumas vezes… quando um homem sempre sabe que você está lá, e que você está sempre disponível para ele, ele se acha…
Não se comprometa completamente com um homem que não te dá tudo o que você precisa. Mantenha-o em seu radar, mas conheça outros…
Compartilhe isso com outras mulheres e homens (de modo que eles saibam).
Você fará alguém sorrir, outros repensarem sobre as escolhas, e outras mulheres se prepararem.
O medo de ficar sozinha faz que várias mulheres permaneçam em relações que são abusivas e lesivas.
Você deve saber que você é a melhor coisa que pode acontecer para alguém e se um homem te destrata, é ele que vai perder uma coisa boa.****
Se ele ficou atraído por você à primeira vista, saiba que ele não foi o único.
Todos eles estão te olhando, então você tem várias opções.*
*Faça a escolha certa.*
*CUIDEM BEM DE SEUS CORAÇÕES…*
Picasa
sexta-feira, 21 de maio de 2010
Minha Mãezona!!!!
Hoje vou falar de uma pessoa maravilhosa que é muito presente em minha vida. Minha mãe. Mas antes de falar dela preciso explicar algo, para que não se confundam. Sabe, aquela postagem que coloquei aqui no meu blog dizendo “59 anos de casados – eles são meus ídolos”, pois é lá ta escrito que eles são meus pais, mas na verdade eles são pais de minha mãe Aluiza ( genitora), porém eles me criaram, e na minha cabeça eu tenho dois pais e duas mães, e ai de quem diga o contrário. (rsrs)
Quando pequena vi minha mãe, saindo todos os dias para trabalhar, morávamos no Bengui, onde ela hoje ainda mora, mas não na casa que hoje é de alvenaria, não! Era uma casa de madeira, que tinha uma bomba d’água manual, não tínhamos pia, era um girau, nosso chuveiro era a cuia, e o meu quarto com meu irmão era a sala, mas minha mãe me ensinou a dar valor nas coisas que tínhamos, mas não a se conformar, sempre a lutar, porém com dignidade.
Garanto a todos que não foi na universidade que conheci o que era movimentos sociais, foi com ela e com os companheiros dela de luta, que hoje são meus companheiros.
Minha mãe parecia que tinha bola de cristal, pois por mais tempo que ela passasse fora, ela sabia tudinho o que tínhamos aprontado (nem conto pra vocês que os vizinhos nos derrubavam... rsrs). Não tínhamos dinheiro pra pagar babá, portanto, quando minha mãe saia de casa, nos deixava e dizia que eu e meu irmão éramos responsáveis pela casa. Mas tinha as nossas vizinhas que nos olhava de vez em quando, pra saber se estava tudo bem por lá.
Vi minha completar 50 anos e ter uma festa maravilhosa e merecida!
Mas depois meu desespero foi total ao perceber que por um instante eu poderia perder minha mãe, quando ela teve AVC... eu todos os dias chorava, mas não podia chorar na frente de ninguém, por que isso ela me ensinou, a não demonstrar fraqueza!
Médicos me disseram que talvez ela não voltasse a andar, porém mais uma vez ela me mostrou como ela é forte, pois com três meses que havia saído do hospital não sentou mais na cadeira de rodas, pois passou a andar com nosso amparo, e hoje já até sai sozinha... pra mim é uma felicidade, eu imagino pra ela.
Eu digo pra vocês, que aqui estão lendo. Ela é uma guerreira, lutadora.
Ela nos criou num bairro dito perigoso, pela quantidade de violência existente lá, mas sempre nos mostrou o que iria acontecer conosco se fossemos por aquele caminho, que alguns colegas nossos enveredaram. Nos mostrou que o Bengui, não era apenas um bairro cheio de bandidos. Nos mostrou que lá era um bairro que tem história de luta no movimento social, que muitos movimentos se iniciaram por lá, que se hoje temos ruas asfaltadas em algumas localizações é pela luta da Associação dos Moradores, do Emaús, da Igreja e outras mais.
- Mãe, a senhora é parte desse sonho realizado!
Te amo mãe!
"DOE PALAVRAS"
Recebi esta mensagem abaixo de meu amigo Flávio Lara e estou repassando através de meu blog.
Beijos a Todos
_______________
Amig@s,
Vamos ajudar...
O Hospital Mário Penna, em Belo Horizonte, que cuida de doentes com câncer,lançou um projeto sensacional que se chama "DOE PALAVRAS". Fácil, rápido e todos podem doar um pouquinho.
Você acessa o site http://www.doepalavras.com.br/ , escreve uma mensagem e sua frase aparece no telão para os pacientes que estão fazendo o tratamento. Na hora que eles estão lá e, enquanto fazem quimioterapia, podem ler o que escrevemos para eles.
Abraço amigo,
Flavio Lara
Beijos a Todos
_______________
Amig@s,
Vamos ajudar...
O Hospital Mário Penna, em Belo Horizonte, que cuida de doentes com câncer,lançou um projeto sensacional que se chama "DOE PALAVRAS". Fácil, rápido e todos podem doar um pouquinho.
Você acessa o site http://www.doepalavras.com.br/ , escreve uma mensagem e sua frase aparece no telão para os pacientes que estão fazendo o tratamento. Na hora que eles estão lá e, enquanto fazem quimioterapia, podem ler o que escrevemos para eles.
Abraço amigo,
Flavio Lara
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Ser Petista
Quando pequena aos 7 anos mais ou menos, saia com minha mãe pelas ruas do Bengui no meio da madrugada pregando cartazes, em pleno período de campanha. A música que eu mais gostava entoava em todo canto do país:
“Lula lá! Brilha uma estrela!/Lula lá! Cresce a esperança!...”
Neste período Paulo Rocha iniciava sua militância... saiamos pregando cartazes em tudo que era postes, mercado, o que viamos. O meu querido João Gomes, se abaixava e eu subia em seus ombros para pregar o cartaz o mais alto que eu podia, mas aquela época eram outras, eu era bem menor que ele (rs).
Um grupo de pessoas, precisavam eleger Lula Presidente, era nossos gritos que precisavam ser escutados, nossas esperanças que precisavam ser renovadas.
Aluiza (minha mãe), Domingas, D. Mercês, Dos Anjos, Livramento, João Gomes, Edir, Paulo Rocha, Laércio, Palheta... E tantos outros que agora não consigo lembrar, mas que estão guardados em meu coração.
Adorava e ainda adoro fazer campanha para o PT. Logo depois o PT tenta eleger um prefeito e colocam o Zé Carlos, ainda lembro a música que era cantada na época, pois contagiou a toda criançada pelo ritmo gostoso de dançar, a gente acabava entrando no ritmo e até quem não era petista como meu avô, se engraçava da música e balançava o corpo. Depois para prefeito veio Edmilson e Ana Júlia, eu já na adolescência eu estava em todos os comícios, balançando minha bandeira, com muito orgulho mesmo. Eu choro se acharem que é mentira.
Ser petista é algo maravilhoso e me sinto orgulhosa de contribuir com a trajetória com a história do partido. Até por que eu nos meus 30 anos de vida, cresci conhecendo o PT e não sei o que é ser de outro.
Acredito no projeto político, acredito que nós podemos fazer muito mais do que já estamos fazendo e apesar de alguns dizerem que este governo não fez nada, ta na hora de ir para o quadro comparativo, e procurar conhecer o passado para poder falar do presente.
Beijos.
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Tudo sobre Bullying | Criança e Adolescente | Nova Escola
Bullying, um problema que merece tradução | Plano de aula | | Nova Escola
Como lidar com brincadeiras que machucam a alma | Criança e Adolescente | Nova Escola
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Para meu filho, Alan
Percebi o quanto sou ausente em sua vida, pois em nenhum momento ele citou as vezes que passeamos, ele disse onde eu trabalhava, onde eu estudava, o que fazia, mas em nenhum momento disse que passeamos, ou algo assim.
Pensei, realmente sempre foi assim, eu sempre saí pra trabalhar muito cedo de casa e voltei muito tarde, muitas vezes ele já estava dormindo.
Acompanho meu filho e seu crescimento através de celular, buscando saber o que ele faz ou deixa de fazer. Consequências da Pós-modernidade como diria alguém (Gydens... rsrsrs).
Hoje os filhos estão sendo criados pelo mundo literalmente, e não mais pelos pais.
Fui tentar fazer as contas de quantas vezes fui a reunião de pais e mestres na escola... que vergonha... são contadas nos dedos... porém as vezes que eu liguei pra Professora Elza, Cida, ou Catarina e agora Rosineide... não lembro mais. Será que é só eu que passo por isso?
Ele procura entender o meu lado, sempre me diz que sabe que eu saio muito por conta que preciso trabalhar e estudar. Mas ultimamente, percebo que ele está precisando mais de mim. Ele tá mais crescido, e somente as bolas e as brincadeiras já não o satisfazem... me partiu o coração quando esta semana que eu estava em casa... ele me disse:
- Mãe, às vezes eu me sinto muito só!
Imaginem só o quanto pra uma mãe é difícil escutar isso... eu não sabia o que dizer, mas posso dizer pra vocês, que abracei meu filho muito mesmo, sei que não é o suficiente para que eu possa suprir a carência que ele está sofrendo por conta de minha correria do dia a dia. Mas surtiu algum efeito, quando ele voltou da escola e viu que eu não tinha saído de casa. Passou o restante da semana muito feliz. E eu maravilhada em ver o sorriso dele em seu rosto.
Só posso dizer pra vocês, que o Alan veio pra minha vida... iluminar o meu dia e a minha noite, pois por mais correria que eu esteja em conseqüência das diversas lidas do dia a dia...
Posso dizer que ele é rebelde, mas é carinhoso..
Que podem chamá-lo de o palhaço da turma, pois adora tirar brincadeira...
É hiperativo... graças a Deus, pois no dia em que ele está quietinho eu digo “AI MEU DEUS”.
Quando me abraça, o vazio da minha vida se enche.
E se na minha casa ele não está, fico pensando o que pode está acontecendo, se ele tá se divertindo.
Posso muitas vezes parecer uma mãe ausente, mas sinceramente, não consigo me imaginar sem essa pessoinha que veio alegrar meus dias.
Obrigada meu Deus, pelo filho maravilhoso que eu tenho.
Beijos Alan,
Mamãe te ama muito, tenha certeza disso!
Segunda-feira
Bom... já estou de volta de um fim de semana meio corrido...
Hoje passarei somente pra desejar uma ótima semana.
beijos a todos
Hoje passarei somente pra desejar uma ótima semana.
beijos a todos
sexta-feira, 14 de maio de 2010
BOA NOITE
ATÉ SEGUNDA PESSOAL...
BEIJOS NO CORAÇÃO
BEIJOS NO CORAÇÃO
II Encontro da Sociedade Brasileira de Sociologia na Região Norte
1ª. Circular do II Encontro da Sociedade Brasileira de Sociologia na Região Norte
Local: Belém, Brasil
Período: 13 a 15 de setembro de 2010
A Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) tem desempenhado importante papel no processo de institucionalização e legitimidade da sociologia como ciência no Brasil. Sua trajetória é marcada por atividades que levaram à construção do conhecimento e da identidade nessa área acadêmica, desde seu primeiro Congresso, em 1954. Na sequência de eventos abrangentes, há o Congresso em 1962 e, a partir da década de 80, a SBS institucionaliza seus Congressos como importantes eventos acadêmicos, contribuíndo enormemente no fortalecimento da sociologia como ciência. Paralelamente, tem fomentado eventos com recortes temático ou regionais, a exemplo do reaizado desde 2008 na Amazônia.
O I Encontro da Sociedade Brasileira de Sociologia na Região Nortefoi realizado pela Universidade Federal do Amazonas em setembro de 2008, em Manaus, e teve como tema "Amazônia: em busca de novas abordagens”.
O II Encontro da Sociedade Brasileira de Sociologia da Região Norte que ocorerá no período de 13 a 15 de setembro de 2010, na cidade de Belém, pretende atrair colegas de instituições de ensino e de pesquisa, profissionais da sociologia e ciências afins de instituições públicas e privadas, estudantes de programas de graduação e pós-graduação em Sociologia e Ciências Sociais, e demais interessados nos estudos Amazônicos.
Nosso interesse vai mais além das fronteiras amazônicas pois pretendemos divulgar esse evento nas redes latino-americanas, certos de que a problemática transcultural é um ângulo importante que ressalta a relevância da cooperação acadêmica continental na área da sociologia. Assim,oOptamos por utilizar o termo Amazônia no plural. Assim, as Amazônias, em função da sua diversidade de formações sociais, de suas diferenças étnicas, culturais, políticas, econômicas e identitárias. As Amazônias como referência não somente às sociedades e cuturas existentes no território brasileiro como também incluindo aquelas presentes nos oito países com os quais o Brasil faz limite na Amazônia, constituindo uma grande região plural, nomeada Pan-Amazônia. É sobre esse espaço de diversidade social que este II Encontro da SBS no Norte pretende construir balanços temáticos e estimular o campo da pesquisa sociológica na perspectiva critica e de rupturas epistemológicas. Essa perspectiva reconhece como idéia/chave a inexorável diversidade epistemológico do mundo, e a necessidade de produzir rupturas pela percepção de outros saberes, o que é fundamental à construção de novos diálogos nas ciências sociais.
O objetivo geral do II Encontro da SBS Norte é propiciar o encontro do conhecimento produzido na área da sociologia e ciências afins, do Brasil com a produção sociológica da região Norte, não deixando de considerar as singularidades das Amazônias e a construção, nessa perspectiva, de objetos de estudo.
Informamos que a estrutura do II Encontro da SBS Norte será composta de Conferências, Mesas Redondas, Grupos de Trabalho, Mini-Cursos e Mostra áudio-visual.
Comunicamos ainda que brevemente será enviada a 2ª. Carta Circular contendo a Chamada de Grupos de Trabalho e Mini-cursos.
Belém, 14 de maio de 2010
Comissão Organizadora
Local: Belém, Brasil
Período: 13 a 15 de setembro de 2010
A Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) tem desempenhado importante papel no processo de institucionalização e legitimidade da sociologia como ciência no Brasil. Sua trajetória é marcada por atividades que levaram à construção do conhecimento e da identidade nessa área acadêmica, desde seu primeiro Congresso, em 1954. Na sequência de eventos abrangentes, há o Congresso em 1962 e, a partir da década de 80, a SBS institucionaliza seus Congressos como importantes eventos acadêmicos, contribuíndo enormemente no fortalecimento da sociologia como ciência. Paralelamente, tem fomentado eventos com recortes temático ou regionais, a exemplo do reaizado desde 2008 na Amazônia.
O I Encontro da Sociedade Brasileira de Sociologia na Região Nortefoi realizado pela Universidade Federal do Amazonas em setembro de 2008, em Manaus, e teve como tema "Amazônia: em busca de novas abordagens”.
O II Encontro da Sociedade Brasileira de Sociologia da Região Norte que ocorerá no período de 13 a 15 de setembro de 2010, na cidade de Belém, pretende atrair colegas de instituições de ensino e de pesquisa, profissionais da sociologia e ciências afins de instituições públicas e privadas, estudantes de programas de graduação e pós-graduação em Sociologia e Ciências Sociais, e demais interessados nos estudos Amazônicos.
Nosso interesse vai mais além das fronteiras amazônicas pois pretendemos divulgar esse evento nas redes latino-americanas, certos de que a problemática transcultural é um ângulo importante que ressalta a relevância da cooperação acadêmica continental na área da sociologia. Assim,oOptamos por utilizar o termo Amazônia no plural. Assim, as Amazônias, em função da sua diversidade de formações sociais, de suas diferenças étnicas, culturais, políticas, econômicas e identitárias. As Amazônias como referência não somente às sociedades e cuturas existentes no território brasileiro como também incluindo aquelas presentes nos oito países com os quais o Brasil faz limite na Amazônia, constituindo uma grande região plural, nomeada Pan-Amazônia. É sobre esse espaço de diversidade social que este II Encontro da SBS no Norte pretende construir balanços temáticos e estimular o campo da pesquisa sociológica na perspectiva critica e de rupturas epistemológicas. Essa perspectiva reconhece como idéia/chave a inexorável diversidade epistemológico do mundo, e a necessidade de produzir rupturas pela percepção de outros saberes, o que é fundamental à construção de novos diálogos nas ciências sociais.
O objetivo geral do II Encontro da SBS Norte é propiciar o encontro do conhecimento produzido na área da sociologia e ciências afins, do Brasil com a produção sociológica da região Norte, não deixando de considerar as singularidades das Amazônias e a construção, nessa perspectiva, de objetos de estudo.
Informamos que a estrutura do II Encontro da SBS Norte será composta de Conferências, Mesas Redondas, Grupos de Trabalho, Mini-Cursos e Mostra áudio-visual.
Comunicamos ainda que brevemente será enviada a 2ª. Carta Circular contendo a Chamada de Grupos de Trabalho e Mini-cursos.
Belém, 14 de maio de 2010
Comissão Organizadora
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Para você Luiz
A modernidade líquida – um mundo repleto de sinais confusos, propenso a mudar com rapidez e de forma imprevisível – em que vivemos traz consigo uma misteriosa fragilidade dos laços humanos, um amor líquido. Zygmunt Bauman, um dos mais originais e perspicazes sociólogos em atividade, investiga nesse livro de que forma nossas relações tornam-se cada vez mais "flexíveis", gerando níveis de insegurança sempre maiores. A prioridade a relacionamentos em “redes”, as quais podem ser tecidas ou desmanchadas com igual facilidade – e freqüentemente sem que isso envolva nenhum contato além do virtual –, faz com que não saibamos mais manter laços a longo prazo. Mais que uma mera e triste constatação, esse livro é um alerta: não apenas as relações amorosas e os vínculos familiares são afetados, mas também a nossa capacidade de tratar um estranho com humanidade é prejudicada. Como exemplo, o autor examina a crise na atual política imigratória de diversos países da União Européia e a forma como a sociedade tende a creditar seus medos, sempre crescentes, a estrangeiros e refugiados. Com sua usual percepção fina e apurada, Bauman busca esclarecer, registrar e apreender de que forma o homem sem vínculos — figura central dos tempos modernos — se conecta.
não aprendi dizer Eu te Amo
Hoje li um e-mail que recebi de uma amiga sobre uma crônica de Arnaldo Jabor publicada no Jornal o Dia (não citava a data). Tinha como título “Estamos com fome de Amor”, achei bem interessante ainda mais depois de ter lido o livro de Zigmunt Baumann, “Amor Líquido”.
Nesse texto de Jabor, acaba tratando sobre como estamos vulneráveis ao sexo por sexo, mas estamos ansiando o amor, que contraditório? Pois se estamos buscando o amor, como podemos sair por ai transando com qualquer pessoa sem pensar nos sentimentos do outro?
Observei, durante a leitura, que realmente muitas vezes somos como objetos em vitrine de supermercado, alguém vem te leva pra “casa”, te descasca , te consome e depois vai embora. Tudo bem que sentimos um prazer enorme após o uso. Mas e depois, qual é o sentimento que existe em nós?
Já vi muitas pessoas terem um bom emprego, ter um bom rendimento mensal, ser uma pessoa que parece ter tudo na vida, porém dizer que dava tudo para ter um amor eterno, que sente falta de chegar em casa e ter alguém pra conversar, pois o que tem é apenas um cachorro que fica feliz e abana o rabo ao vê-lo. Mas é só, e tendo tudo isso se sente vazio.
Jabor diz: "Estamos é com carência de passear de mãos dadas, dar e receber carinho, sem necessariamente, ter que depois mostrar performances dignas de um atleta olímpico na cama ... sexo de academia . . .”
Creio que Jabor também deve ter lido Baumann, pois os dois concordam que nos tornamos máquinas, temos medo de interromper a carreira, a produção e não sabemos mais lidar com o AMOR. E, que esta palavra está mais distante de nós a cada dia que passa. É mais fácil eu colocar meu perfil no site de relacionamento uma fotinho para ver se encontro alguém que me compreenda e que entenda que quero um amor pra vida inteira. Mas que é ele ou ela que terá de se adaptar ao meu ritmo e não os dois terão que respeitar o espaço do outro.
Jabor diz: “Que o vento não pode desmanchar o nosso cabelo, que temos que querer a nossa mulher 24 horas, maquiada, e que ela tenha que ter o corpo das frutas tão em moda, na TV, e também na playboy e nos banheiros, eu duvido que nós homens queiramos uma mulher assim para viver ao nosso lado, para ser a mãe dos nossos filhos, gostamos sim de olhar, e imaginar a gostosa, mas é só isso, as mulheres inteligentes entendem e compreendem isso. Queira do seu lado a mulher inteligente: "Vamos ter bons e maus momentos e uma hora ou outra, um dos dois, ou quem sabe os dois, vão querer pular fora, mas se eu não pedir que fique comigo, tenho certeza de que vou me arrepender pelo resto da vida"...
Não é fácil eu dizer EU AMO VOCÊ, é mais fácil emprenhar pelos ouvidos e escutar aquele que está de fora, do que escutar o meu inconsciente.
É preciso aprender a conciliar carreira, sucesso e outras coisas mais, porém não esquecer que temos sentimentos e que posso dizer ao meu filho, ao meu marido que o amo muito!
Mas será que aprendi a dizer EU TE AMO?
Nesse texto de Jabor, acaba tratando sobre como estamos vulneráveis ao sexo por sexo, mas estamos ansiando o amor, que contraditório? Pois se estamos buscando o amor, como podemos sair por ai transando com qualquer pessoa sem pensar nos sentimentos do outro?
Observei, durante a leitura, que realmente muitas vezes somos como objetos em vitrine de supermercado, alguém vem te leva pra “casa”, te descasca , te consome e depois vai embora. Tudo bem que sentimos um prazer enorme após o uso. Mas e depois, qual é o sentimento que existe em nós?
Já vi muitas pessoas terem um bom emprego, ter um bom rendimento mensal, ser uma pessoa que parece ter tudo na vida, porém dizer que dava tudo para ter um amor eterno, que sente falta de chegar em casa e ter alguém pra conversar, pois o que tem é apenas um cachorro que fica feliz e abana o rabo ao vê-lo. Mas é só, e tendo tudo isso se sente vazio.
Jabor diz: "Estamos é com carência de passear de mãos dadas, dar e receber carinho, sem necessariamente, ter que depois mostrar performances dignas de um atleta olímpico na cama ... sexo de academia . . .”
Creio que Jabor também deve ter lido Baumann, pois os dois concordam que nos tornamos máquinas, temos medo de interromper a carreira, a produção e não sabemos mais lidar com o AMOR. E, que esta palavra está mais distante de nós a cada dia que passa. É mais fácil eu colocar meu perfil no site de relacionamento uma fotinho para ver se encontro alguém que me compreenda e que entenda que quero um amor pra vida inteira. Mas que é ele ou ela que terá de se adaptar ao meu ritmo e não os dois terão que respeitar o espaço do outro.
Jabor diz: “Que o vento não pode desmanchar o nosso cabelo, que temos que querer a nossa mulher 24 horas, maquiada, e que ela tenha que ter o corpo das frutas tão em moda, na TV, e também na playboy e nos banheiros, eu duvido que nós homens queiramos uma mulher assim para viver ao nosso lado, para ser a mãe dos nossos filhos, gostamos sim de olhar, e imaginar a gostosa, mas é só isso, as mulheres inteligentes entendem e compreendem isso. Queira do seu lado a mulher inteligente: "Vamos ter bons e maus momentos e uma hora ou outra, um dos dois, ou quem sabe os dois, vão querer pular fora, mas se eu não pedir que fique comigo, tenho certeza de que vou me arrepender pelo resto da vida"...
Não é fácil eu dizer EU AMO VOCÊ, é mais fácil emprenhar pelos ouvidos e escutar aquele que está de fora, do que escutar o meu inconsciente.
É preciso aprender a conciliar carreira, sucesso e outras coisas mais, porém não esquecer que temos sentimentos e que posso dizer ao meu filho, ao meu marido que o amo muito!
Mas será que aprendi a dizer EU TE AMO?
Ponto de Interrogação
Gonzaguinha
Por acaso algum dia você se importou
Em saber se ela tinha vontade ou não
E se tinha e transou,você tem a certeza
De que foi uma coisa maior para dois
Você leu em seu rosto o gosto,o fogo,o gozo da festa
E deixou que ela visse em você
Toda a dor do infinito prazer
E se ela deseja e você não deseja
Você nega,alega cansaço ou vira de lado
Ou se deixa levar na rotina
Tal qual um menino tão só no antigo banheiro
Folheando as revistas,comendo a s figuras
As cores das fotos te dando a completa emoção
São pe rguntas tão tolas de uma pessoa
Não ligue,não ouça são pontos de interrogação
E depois desses anos no escuro do quarto
Quem te diz que não é só o vicio da obrigação
Pois com a outra você faz de tudo
Lembrando daquela tão santa
Que é dona do teu coração
Eu preciso é ter consciência
Do que eu represento nesse exato momento
No exato instante na cama,na lama,na grama
Em que eu tenho uma vida inteira nas mãos..
Por acaso algum dia você se importou
Em saber se ela tinha vontade ou não
E se tinha e transou,você tem a certeza
De que foi uma coisa maior para dois
Você leu em seu rosto o gosto,o fogo,o gozo da festa
E deixou que ela visse em você
Toda a dor do infinito prazer
E se ela deseja e você não deseja
Você nega,alega cansaço ou vira de lado
Ou se deixa levar na rotina
Tal qual um menino tão só no antigo banheiro
Folheando as revistas,comendo a s figuras
As cores das fotos te dando a completa emoção
São pe rguntas tão tolas de uma pessoa
Não ligue,não ouça são pontos de interrogação
E depois desses anos no escuro do quarto
Quem te diz que não é só o vicio da obrigação
Pois com a outra você faz de tudo
Lembrando daquela tão santa
Que é dona do teu coração
Eu preciso é ter consciência
Do que eu represento nesse exato momento
No exato instante na cama,na lama,na grama
Em que eu tenho uma vida inteira nas mãos..
DIÁRIO DE UMA DOMÉSTICA
Recebi de uma colega e resolvi colocar aqui, durante a leitura fiquei imaginando a formaa de compreensão de cada um. De repente, pode ser que tu possas pensar que é rico, mas para outro tu és pobre. Tu podes ter vantagens, mas para outro tu podes ter grandes desvantagens, depende muito do olhar do outro.
Divirtam-se ou critiquem
'Hoje de manhã eu fui à feira.
Antes de sair, meu patrão me pediu para eu trazer figo.
Aí eu perguntei:
- Figo fruta ou bife de figo?
- O home ficou uma fera.
Gente fina, seu Adamastor, num ligo não.
Ele tem sistema nervoso.
Também, com um emprego chato daqueles, vou te contar.
Ele é Fiscal da Receita.
Deve ser um saco ficar conferindo receita de médico o dia inteiro.
Depois chegou o Adamastorzinho, o filho mais novo deles.
Acabou de ganhar um carro todo equipado.
Tem roda de maionese, farol de pilha, teto ensolarado e trio elétrico.
Não sei por que trio elétrico num carro deve ser porque ele gosta de música baiana.
Aproveitando a ausência dos patrões, Dircinéia pega o telefone e fofoca com a amiga Craudete:
- Cê num sabe da úrtima?
Eu discubri que aqui nessa mansão que eu trabaio é tudo fachada!
- Como assim, Dircinéia ?
- pergunta a colega, confusa.
- Nada aqui é dos patrão !
Tudo é imprestado!
TUDO!
Cê cridita numa coisa dessas ?
Óia só: a rôpa que o patrão usa é dum tal de Armani... a gravata é dum tal de Perre Cardine... os moveis são do tal Luis quinzi, o carro é de uma tal de mercedes... nadica de nada é deles.
- Nooooossa, que pobreza!
- E além de pobre, eles são muito inxibido, magina que ôtro dia eu escutei o 'patrão no telefone falano que tinha um Picasso.
- E num tem?
- Que nada, fia... é piquinininho de dá dó !'
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Ronaldinho Gaúcho e Ganso aparecem na lista dos sete ‘reservas’
Fonte:http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2010/05/ronaldinho-gaucho-e-ganso-aparecem-na-lista-dos-sete-reservas.html
Diego Tardelli, do Atlético-MG, também figura no grupo que completa o total de 30 nomes exigidos pela Fifa - Por GLOBOESPORTE.COM - Rio de Janeiro
A CBF divulgou no final desta tarde a lista dos sete jogadores que complementam o total de 30 atletas exigidos pela Fifa para disputa da Copa do Mundo. Ronaldinho Gaúcho, do Milan, e Ganso, do Santos, que não figuraram entre os 23 iniciais de Dunga, aparecem nesse grupo de reservas.
Diego Tardelli (Atlético-MG)
Ganso (Santos)
Carlos Eduardo (Hoffenheim-ALE)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Alex (Chelsea-ING)
Ronaldinho Gaúcho (Milan-ITA)
Sandro (Internacional-RS)
A Fifa determina que em 1º de junho as federações apresentam as listas finais de 23 nomes, selecionados entre os 30 divulgados até esta terça. A partir dessa data, só poderá haver trocas em caso de lesões até a véspera da estreia da equipe na Copa. E o jogador convocado para substituir um machucado não precisa ser um dos sete excluídos da relação inicial de 30.
_______________________________________________________________
O técnico Dunga convocou essa tarde às 13h, em um hotel na Barra da Tijuca, os 23 jogadores que irão disputar a Copa do Mundo da Africa do Sul, no mês que vem. O técnico optou em não chamar os jogadores Paulo Henrique Ganso e Neymar, do Santos, muito menos o jogador Adriano, que foi preterido por Grafite, que atuou apenas 27 minutos nesse período antes da copa.
Com isso, o torcedor brasileiro já sabe com quem ele poderá contar na próxima Copa do Mundo de futebol, que será disputada na África do Sul e terá seu início no dia 11 de maio, às 11h da manhã (horário de Brasília), com o jogo entre África do Sul x México, em Johanesburgo. Na tarde desta terça-feira, o técnico Dunga, muito criticado por grande parte da população, fez a convocação e, na sua lista de convocados, poucas foram as surpresas.
CONVOCADOS:
GOLEIROS
Júlio César (Inter/ITA), Doni (Roma/ITA) e Gomes (Tottenham/ING)
LATERAIS
Maicon (Inter/ITA), Daniel Alves (Barcelona/ESP), Michel Bastos (Lyon/FRA) e Gilberto (Cruzeiro)
ZAGUEIROS
Lúcio (Inter/ITA), Juan (Roma/ITA), Luisão (Benfica/POR) e Thiago Silva (Milan/ITA)
VOLANTES
Felipe Melo (Juventus/ITA), Gilberto Silva (Panathinaikos/GRE), Josué (Wolfsburg/ALE) e Kleberson (Flamengo)
MEIAS
Kaká (Real/ESP), Ramires (Benfica/POR), Elano (Galatasaray/TUR) e Júlio Baptista (Roma/ITA)
ATACANTES
Luís Fabiano (Sevilla/ESP), Robinho (Santos), Nilmar (Villarreal/ESP) e Grafite (Wolfsburg/ALE)
____________________________________________________________
Diego Tardelli, do Atlético-MG, também figura no grupo que completa o total de 30 nomes exigidos pela Fifa - Por GLOBOESPORTE.COM - Rio de Janeiro
A CBF divulgou no final desta tarde a lista dos sete jogadores que complementam o total de 30 atletas exigidos pela Fifa para disputa da Copa do Mundo. Ronaldinho Gaúcho, do Milan, e Ganso, do Santos, que não figuraram entre os 23 iniciais de Dunga, aparecem nesse grupo de reservas.
Diego Tardelli (Atlético-MG)
Ganso (Santos)
Carlos Eduardo (Hoffenheim-ALE)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Alex (Chelsea-ING)
Ronaldinho Gaúcho (Milan-ITA)
Sandro (Internacional-RS)
A Fifa determina que em 1º de junho as federações apresentam as listas finais de 23 nomes, selecionados entre os 30 divulgados até esta terça. A partir dessa data, só poderá haver trocas em caso de lesões até a véspera da estreia da equipe na Copa. E o jogador convocado para substituir um machucado não precisa ser um dos sete excluídos da relação inicial de 30.
_______________________________________________________________
Dunga divulga os 23 convocados para a Copa do Mundo
O técnico Dunga convocou essa tarde às 13h, em um hotel na Barra da Tijuca, os 23 jogadores que irão disputar a Copa do Mundo da Africa do Sul, no mês que vem. O técnico optou em não chamar os jogadores Paulo Henrique Ganso e Neymar, do Santos, muito menos o jogador Adriano, que foi preterido por Grafite, que atuou apenas 27 minutos nesse período antes da copa.
Com isso, o torcedor brasileiro já sabe com quem ele poderá contar na próxima Copa do Mundo de futebol, que será disputada na África do Sul e terá seu início no dia 11 de maio, às 11h da manhã (horário de Brasília), com o jogo entre África do Sul x México, em Johanesburgo. Na tarde desta terça-feira, o técnico Dunga, muito criticado por grande parte da população, fez a convocação e, na sua lista de convocados, poucas foram as surpresas.
CONVOCADOS:
GOLEIROS
Júlio César (Inter/ITA), Doni (Roma/ITA) e Gomes (Tottenham/ING)
LATERAIS
Maicon (Inter/ITA), Daniel Alves (Barcelona/ESP), Michel Bastos (Lyon/FRA) e Gilberto (Cruzeiro)
ZAGUEIROS
Lúcio (Inter/ITA), Juan (Roma/ITA), Luisão (Benfica/POR) e Thiago Silva (Milan/ITA)
VOLANTES
Felipe Melo (Juventus/ITA), Gilberto Silva (Panathinaikos/GRE), Josué (Wolfsburg/ALE) e Kleberson (Flamengo)
MEIAS
Kaká (Real/ESP), Ramires (Benfica/POR), Elano (Galatasaray/TUR) e Júlio Baptista (Roma/ITA)
ATACANTES
Luís Fabiano (Sevilla/ESP), Robinho (Santos), Nilmar (Villarreal/ESP) e Grafite (Wolfsburg/ALE)
____________________________________________________________
terça-feira, 11 de maio de 2010
Esses são meus ídolos - 59 anos de casados
59 anos, uma vida!
Ontem 10 de maio, reuniram-se toda uma família para comemorar a união dos patriarcas, comemoravam ontem 59 anos de união.
É, emocionante poder participar desse momento.
Lembro que ano passado ocorreu uma grande festa para eles pelos 58 anos de união, foi comemorado “bodas de vidro”, além dos 75 anos de vida da D. Raimunda, matriarca desta enorme família.
Seu Manoel Carlos e D. Raimunda Cruz iniciaram sua vida conjugal há muitos anos atrás, passaram muitas alegrias, mas também muitas tristezas. Tiveram perdas, mas também tiveram enormes ganhos.
Iniciaram sua vida ainda muito jovens, tiveram 10 filhos dos quais 7 cresceram e constituíram famílias, e deles já vieram os netos e também os bisnetos, e quem sabe já não tem algum tataraneto vindo por ai, não temos como saber, pois já somos mais de 60 pessoas em uma única família.
Ontem fiquei me perguntando, como eles conseguiram?
59 anos vivendo com uma pessoa é muito tempo, a maior parte da vida deles foram juntos, que felicidade para nós filhos, netos e bisnetos. Pois não é fácil se manter unidos.
Zigmunt Bauman no livro o Amor Líquido, fala sobre as fragilidades dos vínculos humanos, o sentimento de insegurança que ela inspira e os desejos conflitantes entre se manter unido ou separado.
Para nós dessa nova geração, paramos e ficamos observando tentando saber qual o segredo para tamanho AMOR, ainda hoje vemos ele chegar em casa e dizer: “- Bom dia Princesa!”. E vemos o brilho no olhar do casal... mesmo que eles algumas vezes fiquem tímidos para manifestar carinho em público.
Mas nós filhos, netos e bisnetos, ficamos na torcida, e a cada beijo dado entre eles, é sinônimo de ovação.
Hoje em dia é muito fácil apaixonar-se e desapaixonar-se, homens e mulheres vem e vão nas nossas vidas. Bauman cita que é possível que um homem e uma mulher apaixone-se mais de uma vez, e algumas pessoas se gabam por isso, dizendo que isso é muito fácil. Ontem papai acabou dizendo isso numa verdadeira declaração.
- Eu me apaixonei centenas de vezes, porém pela mesma mulher, e a cada dia que passa estou mais apaixonado pela minha princesa.
Quando escutamos essa declaração, fiquei pensando sobre o segredo. Bauman diz que a definição romântica do amor “até que a morte nos separe” está decididamente fora de moda, será mesmo?
Tudo bem que ainda não acabou uma vida, mas já viveram boa parte dela juntas. E que diferentemente, dos tempos atuais, eles atingiram mais vezes os elevados padrões do amor, e para eles não foram baixados esses padrões e sim elevados.
Percebe-se a afinidade de ambos, e que estão ligados um ao outro, e que como Bauman também diz que: a questão é atravessar os dias como se a diferença não contasse...
É, assim, que nós filhos, netos, bisnetos que convivemos com esse casal que ontem completaram 59 anos de casado, comemorando as bodas de cereja, prestes a comemorar as bodas de diamante, vamos aprendendo sobre o grande segredo da arte de amar o outro.
Parabéns papai,
Parabéns mamãe
Obrigado por serem esses pais maravilhosos que temos.
Obrigado meu Deus por ter feito com que eu viesse para o seio desta família.
Momentos de B.O e de Fuçar
Semana passada, mas especificamente sexta-feira, resolvi "fuçar" meu blog. Como eu disse num e-mail que encaminhei para vários contatos, eu criei esse Blog em 2007. Porém, devido a B.O ( Burrice de Operador), não dei andamento, pois tudo era muito difícil para mim. Eu não sabia ler, nem escrever, nem postar nada, deixei ele ali de molho durante muito, mas muito tempo mesmo.
Voltando ao fuçamento, resolvi ler todos os comentarios desde 2007. E que coisa vi dois comentários de duas pessoas queridas, uma infelizmente já não está mais presente em nosso meio. Mas fiquei feliz, mesmo que tardiamente, eu tivesse visto sua mensagem.
As duas pessoas que me enviaram a mensagem foi a minha grande amiga Jucirene, a qual digo pra ela que também sinto saudades de nossas andanças pelo Pará e que me postou um comentário no dia 14/06/2007, gente 2007... é muito tempo pra se ver um comentario somente agora em 2010. Vejam só o que é um B.O.
A outra pessoa é o grande companheiro Eduardo Lauande, que infelizmente não se faz mais presente em nosso meio, mas que onde ele estiver terá o carinho dos que aqui ficaram... Ele um grande sociólogo que aprendi a admirar em vida.
Obrigada a meus dois amigos sociólogos, que me acompanharam pelos PTPs da vida.
Voltando ao fuçamento, resolvi ler todos os comentarios desde 2007. E que coisa vi dois comentários de duas pessoas queridas, uma infelizmente já não está mais presente em nosso meio. Mas fiquei feliz, mesmo que tardiamente, eu tivesse visto sua mensagem.
As duas pessoas que me enviaram a mensagem foi a minha grande amiga Jucirene, a qual digo pra ela que também sinto saudades de nossas andanças pelo Pará e que me postou um comentário no dia 14/06/2007, gente 2007... é muito tempo pra se ver um comentario somente agora em 2010. Vejam só o que é um B.O.
A outra pessoa é o grande companheiro Eduardo Lauande, que infelizmente não se faz mais presente em nosso meio, mas que onde ele estiver terá o carinho dos que aqui ficaram... Ele um grande sociólogo que aprendi a admirar em vida.
Obrigada a meus dois amigos sociólogos, que me acompanharam pelos PTPs da vida.
Momento Saudade
Lembro muito bem da sede do outeiro, no Sesi, em diversos locais que vocês se reunião e que quando pequena acompanhava minha mãe (Aluiza) para as grandes reuniões que vocês faziam... de lá pra cá já houveram muitas idas e vindas.
Eu, como "filha" de toda essa companheirada, me sinto muito feliz em poder saber que muita coisa aprendi com vocês... com muitos que ainda estão no Sindicato, no PT, outros que já partiram dessa vida, e alguns outros que foram contribuir politicamente em outros ambientes.
Obrigada a todos vocês por me proporcionarem uma maravilhosa infância ao lado de vocês.
Paulo, desculpa ter usado esta foto do seu site... mas não pude resistir... para mim tem um grande significado.
Beijo a todos
PAULO ROCHA É 13
NA HISTÓRIA DO PT... TEMOS MUITOS COLABORADORES... ENTRE ELES ESTÁ O GRANDE COMPANHEIRO PAULO ROCHA. PARABÉNS COMPANHEIRO PELA SUA GRANDE ATUAÇÃO POLÍTICA E DE VIDA. SOMENTE QUEM CONVIVE COM VOCÊ, SABE A MARAVILHOSA PESSOA QUE ÉS!
sábado, 8 de maio de 2010
SAIU NA REVISTA SELEÇÕES
FONTE: http://www.selecoes.com.br/político_tem_conserto
Apesar dos escândalos do mensalão e dos sanguessugas, quase 90% dos 513 deputados federais pretendem concorrer à reeleição em outubro. Isso sem falar no presidente e nos governadores que querem mais quatro anos. Então vamos às urnas renovar o quê?
A pedido de Seleções, o Instituto Gerp entrevistou mil eleitores em 11 capitais brasileiras para saber o que sugerem os cidadãos que votam no próximo mês para tentar fazer o que o Congresso Nacional não fez - tirar de circulação os políticos que colaboram para a má fama de toda a classe. Depois, telefonamos para alguns deles a fim de entender melhor o que estão sentindo. Os resultados trazem grandes lições e algumas surpresas, inclusive boas.
A desconfiança dos eleitores em relação aos políticos é tamanha que, entre as sugestões apresentadas, as mais votadas foram as ligadas à transparência (relatórios na Internet, transmissão pela TV das atividades do Congresso, publicação periódica em locais de fácil acesso das contas, salários e benefícios do presidente e de governadores, senadores, deputados, prefeitos e vereadores).
"Hoje não é mais possível ter fé em nenhum partido. Tem gente ruim e gente boa espalhada em cada um deles", diz o ponderado Devanir Vieira dos Santos, 40 anos, vendedor autônomo de Manaus. No outro extremo do país, a comerciária gaúcha Karen da Rosa, 19 anos, muda o tom, mas não o sentimento: "Só muda a sigla do partido. Nenhum tem credibilidade."
Mas só acompanhar os passos dos políticos não é suficiente. O que os eleitores querem também é pôr a mão na massa: sonham com uma participação maior da população, por meio de debates, audiências públicas e mecanismos da democracia direta, como plebiscitos e referendos.
A cientista política gaúcha Elizabeth Pedroso, entusiasta de uma maior participação política da população, lembra que o orçamento participativo, um mecanismo típico da democracia direta, já é praticado em Porto Alegre e com resultados positivos. "As pessoas criam novas formas de participação quando outras demonstram estar enfraquecidas."
Renato Janine Ribeiro, professor de Ética e Filosofia Política da USP, também acredita que a participação popular traz benefícios para a democracia, mas alerta: "Não podemos nos iludir achando que só transparência e mecanismos de participação são suficientes para a mudança. A falta de confiança da população chegou a limites extremos." O filósofo lembra que o mecanismo de consulta popular já foi usado duas vezes no Brasil (com o referendo sobre porte de armas, ano passado, e o plebiscito sobre regime de governo, em 1993), mas sem que fosse explorado ao máximo.
Mas ele é otimista em relação às possibilidades da Internet para a publicação de relatórios e contas públicas. "A Rede é uma ferramenta mais poderosa do que os jornais, por exemplo, com uma grande capacidade de acumular informações. Ainda vai ser muito útil no controle de qualidade dos nossos representantes."
Outros assuntos que estão na cabeça do eleitor são a desigualdade do processo eleitoral (por exemplo: orçamentos de campanha díspares, divisão desigual no tempo destinado a cada partido na propaganda eleitoral gratuita), o tempo de duração do mandato e a reeleição, embora sobre estes dois últimos temas não se tenha chegado a um consenso. "Seria válido aumentar o mandato do presidente para seis anos porque assim a briga política ia ser menor e eles iriam cuidar do trabalho", acredita Caio Marcos Amaral Riebold. O estudante de 18 anos, que vai tentar no fim do ano vestibular para Direito na Universidade de Brasília, no entanto, faz uma resalva: "Mas também seria necessário acabar com a reeleição. Quem está dentro, sempre acaba fazendo uso da máquina." Muitos, como Juliana Pereira, 21 anos, estudante de Medicina de Belo Horizonte, não são favoráveis ao aumento do tempo do mandato nem à reeleição: "O tempo não importa. O que falta aos políticos é consciência para exercer o papel que lhes cabe."
Interesses
Sessenta e um por cento dos pesquisados acreditam que os políticos defendem em primeiro lugar os próprios interesses. Apenas 26% acham que cuidam também dos interesses dos eleitores. É claro que atitudes como as férias disfarçadas que os parlamentares se concederam nesses meses de campanha, quando realizam apenas três sessões de votação a cada mês (com salário integral) - protelando a discussão de projetos fundamentais para cuidar de suas campanhas -, colaboram para esse descrédito. Sandro Américo de Moura, 31 anos, técnico em radiologia de Belo Horizonte, não tem dúvidas de que os deputados cuidam antes deles do que dos eleitores. "É só ver as verbas e os aumentos que se dão de um dia para o outro, sem mais nem menos. Isso não é do interesse público." O contador Jesiel Lopes, 36 anos, de Curitiba, concorda: "Eles legislam em causa própria. Depois que se elegem, só cuidam do interesse próprio e do grupo deles. Se é um empresário, vai tentar diminuir o imposto que sua empresa paga..."
Dignos de crédito
Nem tudo está perdido, porém. Os eleitores ainda sabem em quem confiar. No topo do ranking de credibilidade da pesquisa, as ONGs (organizações não governamentais) e a Igreja foram as únicas instituições que alcançaram nota acima de 7. "Aqui em Salvador, a gente vê que o trabalho de algumas ONGs dá resultado", diz a vendedora Daniela Beta de Andrade, 21 anos.
"As ONGs contam com um respeito muito grande e simbolizam os nossos melhores valores éticos", afirma Janine Ribeiro. "Mas é necessário observar quais entre elas fazem realmente um trabalho efetivo. O dinheiro que usam também é público e, no entanto, não é auditado."
Tradicionalmente vista com certa desconfiança, a imprensa vem ganhando crédito junto à população, em especial a televisiva. Os noticiários de TV alcançaram a média de 6,81, superior, por exemplo, à credibilidade de que desfruta o presidente Lula (5,86). "A gente fica apavorado com o que vê", admite o funcionário público aposentado José Félix da Silva, 68 anos, do Rio de Janeiro. "Mas não há como duvidar das barbaridades que são noticiadas." O jornalista Ricardo Noblat, que atua em outra mídia, a Internet, diz: "A TV é o primeiro e o segundo meio de informação de três em cada quatro eleitores."
A boa notícia
No meio desse quadro de descrédito, porém, o eleitor demonstra interesse pelas eleições - durante a Copa do Mundo, mais de 54% já haviam discutido o tema com amigos e parentes, ainda que o evento esportivo tenha adiado o início de fato das campanhas. Para Hercules Távora, 26 anos, que é chaveiro em Brasília, a política é um tema cotidiano. "Eu converso sempre nas rodas de amigos e com meu pai. Antes falávamos de ideais, mas atualmente o assunto maior é mesmo a corrupção."
Um número, no entanto, indica que o brasileiro não perde a esperança de conquistar um sistema político mais confiável: só 1% dos eleitores pretende anular o voto, apesar das campanhas que pregam esse tipo de protesto. "Eu acredito que é na eleição que a gente tem chance de avaliar o que foi feito e tentar melhorar nossa representação", diz José Cristiano de Andrade Silva, 33 anos, corretor de imóveis e seguros de Recife. "Não vai ser com voto nulo que vamos mudar nada", completa a gaúcha Karen da Rosa.
Os estudiosos da política fazem coro com a população. "O voto nulo não altera nada do quadro", diz a cientista política Elizabeth Pedroso. "Quem vota nulo deixa de contribuir para a derrota dos piores candidatos", finaliza Claudio Abramo, que dirige a Oscip (organização da sociedade civil de interesse público) Transparência Brasil. "Estou convencido de que se pode tomar atitudes como melhorar a legislação e ter um Judiciário mais participativo, mas a melhor limpeza, a mais eficiente é aquela feita pelo eleitor, na hora do voto."
O TSE relaciona em seu site (www.tse.gov.br) os 19 mil candidatos que participam do pleito de outubro, com nome, dados pessoais, a lista completa dos seus patrimônios declarados e quanto pretendem gastar na campanha.
A organização Transparência Brasil (www.transparencia.org.br/index.html) veicula na Internet um banco de dados com o histórico de vários políticos e a lista dos processos a que eles respondem nos Tribunais de Contas.
Veja mais:
» O que falta aos nossos políticos?
» As respostas
» Você pode confiar?
Apesar dos escândalos do mensalão e dos sanguessugas, quase 90% dos 513 deputados federais pretendem concorrer à reeleição em outubro. Isso sem falar no presidente e nos governadores que querem mais quatro anos. Então vamos às urnas renovar o quê?
A pedido de Seleções, o Instituto Gerp entrevistou mil eleitores em 11 capitais brasileiras para saber o que sugerem os cidadãos que votam no próximo mês para tentar fazer o que o Congresso Nacional não fez - tirar de circulação os políticos que colaboram para a má fama de toda a classe. Depois, telefonamos para alguns deles a fim de entender melhor o que estão sentindo. Os resultados trazem grandes lições e algumas surpresas, inclusive boas.
A desconfiança dos eleitores em relação aos políticos é tamanha que, entre as sugestões apresentadas, as mais votadas foram as ligadas à transparência (relatórios na Internet, transmissão pela TV das atividades do Congresso, publicação periódica em locais de fácil acesso das contas, salários e benefícios do presidente e de governadores, senadores, deputados, prefeitos e vereadores).
"Hoje não é mais possível ter fé em nenhum partido. Tem gente ruim e gente boa espalhada em cada um deles", diz o ponderado Devanir Vieira dos Santos, 40 anos, vendedor autônomo de Manaus. No outro extremo do país, a comerciária gaúcha Karen da Rosa, 19 anos, muda o tom, mas não o sentimento: "Só muda a sigla do partido. Nenhum tem credibilidade."
Mas só acompanhar os passos dos políticos não é suficiente. O que os eleitores querem também é pôr a mão na massa: sonham com uma participação maior da população, por meio de debates, audiências públicas e mecanismos da democracia direta, como plebiscitos e referendos.
A cientista política gaúcha Elizabeth Pedroso, entusiasta de uma maior participação política da população, lembra que o orçamento participativo, um mecanismo típico da democracia direta, já é praticado em Porto Alegre e com resultados positivos. "As pessoas criam novas formas de participação quando outras demonstram estar enfraquecidas."
Renato Janine Ribeiro, professor de Ética e Filosofia Política da USP, também acredita que a participação popular traz benefícios para a democracia, mas alerta: "Não podemos nos iludir achando que só transparência e mecanismos de participação são suficientes para a mudança. A falta de confiança da população chegou a limites extremos." O filósofo lembra que o mecanismo de consulta popular já foi usado duas vezes no Brasil (com o referendo sobre porte de armas, ano passado, e o plebiscito sobre regime de governo, em 1993), mas sem que fosse explorado ao máximo.
Mas ele é otimista em relação às possibilidades da Internet para a publicação de relatórios e contas públicas. "A Rede é uma ferramenta mais poderosa do que os jornais, por exemplo, com uma grande capacidade de acumular informações. Ainda vai ser muito útil no controle de qualidade dos nossos representantes."
Outros assuntos que estão na cabeça do eleitor são a desigualdade do processo eleitoral (por exemplo: orçamentos de campanha díspares, divisão desigual no tempo destinado a cada partido na propaganda eleitoral gratuita), o tempo de duração do mandato e a reeleição, embora sobre estes dois últimos temas não se tenha chegado a um consenso. "Seria válido aumentar o mandato do presidente para seis anos porque assim a briga política ia ser menor e eles iriam cuidar do trabalho", acredita Caio Marcos Amaral Riebold. O estudante de 18 anos, que vai tentar no fim do ano vestibular para Direito na Universidade de Brasília, no entanto, faz uma resalva: "Mas também seria necessário acabar com a reeleição. Quem está dentro, sempre acaba fazendo uso da máquina." Muitos, como Juliana Pereira, 21 anos, estudante de Medicina de Belo Horizonte, não são favoráveis ao aumento do tempo do mandato nem à reeleição: "O tempo não importa. O que falta aos políticos é consciência para exercer o papel que lhes cabe."
Interesses
Sessenta e um por cento dos pesquisados acreditam que os políticos defendem em primeiro lugar os próprios interesses. Apenas 26% acham que cuidam também dos interesses dos eleitores. É claro que atitudes como as férias disfarçadas que os parlamentares se concederam nesses meses de campanha, quando realizam apenas três sessões de votação a cada mês (com salário integral) - protelando a discussão de projetos fundamentais para cuidar de suas campanhas -, colaboram para esse descrédito. Sandro Américo de Moura, 31 anos, técnico em radiologia de Belo Horizonte, não tem dúvidas de que os deputados cuidam antes deles do que dos eleitores. "É só ver as verbas e os aumentos que se dão de um dia para o outro, sem mais nem menos. Isso não é do interesse público." O contador Jesiel Lopes, 36 anos, de Curitiba, concorda: "Eles legislam em causa própria. Depois que se elegem, só cuidam do interesse próprio e do grupo deles. Se é um empresário, vai tentar diminuir o imposto que sua empresa paga..."
Dignos de crédito
Nem tudo está perdido, porém. Os eleitores ainda sabem em quem confiar. No topo do ranking de credibilidade da pesquisa, as ONGs (organizações não governamentais) e a Igreja foram as únicas instituições que alcançaram nota acima de 7. "Aqui em Salvador, a gente vê que o trabalho de algumas ONGs dá resultado", diz a vendedora Daniela Beta de Andrade, 21 anos.
"As ONGs contam com um respeito muito grande e simbolizam os nossos melhores valores éticos", afirma Janine Ribeiro. "Mas é necessário observar quais entre elas fazem realmente um trabalho efetivo. O dinheiro que usam também é público e, no entanto, não é auditado."
Tradicionalmente vista com certa desconfiança, a imprensa vem ganhando crédito junto à população, em especial a televisiva. Os noticiários de TV alcançaram a média de 6,81, superior, por exemplo, à credibilidade de que desfruta o presidente Lula (5,86). "A gente fica apavorado com o que vê", admite o funcionário público aposentado José Félix da Silva, 68 anos, do Rio de Janeiro. "Mas não há como duvidar das barbaridades que são noticiadas." O jornalista Ricardo Noblat, que atua em outra mídia, a Internet, diz: "A TV é o primeiro e o segundo meio de informação de três em cada quatro eleitores."
A boa notícia
No meio desse quadro de descrédito, porém, o eleitor demonstra interesse pelas eleições - durante a Copa do Mundo, mais de 54% já haviam discutido o tema com amigos e parentes, ainda que o evento esportivo tenha adiado o início de fato das campanhas. Para Hercules Távora, 26 anos, que é chaveiro em Brasília, a política é um tema cotidiano. "Eu converso sempre nas rodas de amigos e com meu pai. Antes falávamos de ideais, mas atualmente o assunto maior é mesmo a corrupção."
Um número, no entanto, indica que o brasileiro não perde a esperança de conquistar um sistema político mais confiável: só 1% dos eleitores pretende anular o voto, apesar das campanhas que pregam esse tipo de protesto. "Eu acredito que é na eleição que a gente tem chance de avaliar o que foi feito e tentar melhorar nossa representação", diz José Cristiano de Andrade Silva, 33 anos, corretor de imóveis e seguros de Recife. "Não vai ser com voto nulo que vamos mudar nada", completa a gaúcha Karen da Rosa.
Os estudiosos da política fazem coro com a população. "O voto nulo não altera nada do quadro", diz a cientista política Elizabeth Pedroso. "Quem vota nulo deixa de contribuir para a derrota dos piores candidatos", finaliza Claudio Abramo, que dirige a Oscip (organização da sociedade civil de interesse público) Transparência Brasil. "Estou convencido de que se pode tomar atitudes como melhorar a legislação e ter um Judiciário mais participativo, mas a melhor limpeza, a mais eficiente é aquela feita pelo eleitor, na hora do voto."
O TSE relaciona em seu site (www.tse.gov.br) os 19 mil candidatos que participam do pleito de outubro, com nome, dados pessoais, a lista completa dos seus patrimônios declarados e quanto pretendem gastar na campanha.
A organização Transparência Brasil (www.transparencia.org.br/index.html) veicula na Internet um banco de dados com o histórico de vários políticos e a lista dos processos a que eles respondem nos Tribunais de Contas.
Veja mais:
» O que falta aos nossos políticos?
» As respostas
» Você pode confiar?
sexta-feira, 7 de maio de 2010
1º Colóquio sobre o Direito à Convivência Familiar e Comunitário
Evento
ANTROPOFAGISMO NO BRASIL COLONIAL?
ANTROPOFAGISMO NO BRASIL COLONIAL?
Seminário histórico
Nos livros escolares aprendemos que os índios comiam carne humana. Há um certo desconforto com esta
apresentação da cultura indígena, pois, faltam relatos comprovados deste traço cultural. É dado por
descontada a antropofagia. Mas as testemunhas que presenciaram este fato de "bestialidade" são
confiáveis? Cita-se habitualmente Hans Staden e sua "Viagem ao Brasil", mas tem sabor, inclusive com
seus desenhos, de uma história para assustar crianças. Quem ganhava com isso? Uma ideologia que
assumindo os índios, com este hábito contra a natureza, mereciam prisão e escravidão e por outro lado,
quando contada pelos índios, esta versão servia para amedrontar seus agressores? Quais fatos concretos
de testemunhas oculares temos e em que medida e onde acontecia este chamado "ato ritual" ou bestial?
Destinatários
Universitários, profissionais da área de letras, história, sociologia, filosofia, teologia e público em geral
Programa
O que entendemos hoje e o que entendiam então
Relatos autênticos e fontes primárias
As ideologias vinculadas à antropofagia, quem se beneficiava?
15 e 16 de maio
Das 8h30 às 12h30, no CCFC
ENTRADA FRANCA
Coordenação
Pe. Ilario Govoni, sj.
Realização
CCFC e PU
24
Seminário histórico
Nos livros escolares aprendemos que os índios comiam carne humana. Há um certo desconforto com esta
apresentação da cultura indígena, pois, faltam relatos comprovados deste traço cultural. É dado por
descontada a antropofagia. Mas as testemunhas que presenciaram este fato de "bestialidade" são
confiáveis? Cita-se habitualmente Hans Staden e sua "Viagem ao Brasil", mas tem sabor, inclusive com
seus desenhos, de uma história para assustar crianças. Quem ganhava com isso? Uma ideologia que
assumindo os índios, com este hábito contra a natureza, mereciam prisão e escravidão e por outro lado,
quando contada pelos índios, esta versão servia para amedrontar seus agressores? Quais fatos concretos
de testemunhas oculares temos e em que medida e onde acontecia este chamado "ato ritual" ou bestial?
Destinatários
Universitários, profissionais da área de letras, história, sociologia, filosofia, teologia e público em geral
Programa
O que entendemos hoje e o que entendiam então
Relatos autênticos e fontes primárias
As ideologias vinculadas à antropofagia, quem se beneficiava?
15 e 16 de maio
Das 8h30 às 12h30, no CCFC
ENTRADA FRANCA
Coordenação
Pe. Ilario Govoni, sj.
Realização
CCFC e PU
24
quarta-feira, 5 de maio de 2010
UFPA define as regras para o Processo Seletivo 2011
O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UFPA decidiu, nesta terça-feira, dia 27, adotar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como uma das etapas do processo seletivo da Instituição, já a partir do próximo vestibular. A seleção ficará a cargo completo da Universidade, que não adotará o Sistema de Seleção Unificado do Ministério da Educação (SiSU), apenas o ENEM, tendo total autonomia para definir as regras internas do certame.
A prova do ENEM é formada por 180 questões, sendo 45 de cada disciplina, contemplando quatro grandes áreas do conhecimento: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e sua Tecnologias, mais uma redação. O Exame Nacional será considerado uma primeira etapa para ingresso na Federal Paraense, apresentando ponto de corte apenas na redação, que deverá exigir pontuação mínima para a aprovação do candidato à próxima fase.
Outra decisão relativa ao processo tomada na tarde desta terça-feira é a de que a prova do ENEM e a prova local como segunda etapa a ser ofertada pela UFPA terão pesos iguais, ou seja, a ponderação para computar o resultado final levará em consideração o desempenho dos candidatos nas duas provas com importância de 50% para cada uma. Somente a prova específica da UFPA deverá estabelecer um número mínimo de acertos de questões.
A prova local será elaborada na mesma matriz do conteúdo programático do Exame Nacional, mas deverá conter questões com abordagem de aspectos regionais, contextualizando a realidade da região amazônica nas habilidades que se esperam ser do conhecimento do candidato. A decisão foi tomada pelos conselheiros com base em ampla discussão sobre a importância de o aluno ingressar no ensino superior com conhecimento global, sem, no entanto, negligenciar as especificidades do contexto regional.
A priori, a etapa a ser elaborada pela UFPA apresentará um total de 55 questões objetivas, sendo 5 referente a cada uma das 11 disciplinas que constam no currículo escolar do ensino médio. Como a etapa do ENEM já trará a prova de redação, a segunda não exigirá do candidato a elaboração de textos. Mas, diferentemente do Exame Nacional, a UFPA manterá a exigências das leituras obrigatórias e da prova de língua estrangeira, podendo o candidato optar por Inglês, Espanhol, Francês, Alemão ou Italiano.
Outras decisões de cunho operacional e detalhes sobre os aspectos discutidos no CONSEPE serão tratados de modo mais aprofundado pela Comissão Permanente de Processos Seletivos (COPERPS), pelo Centro de Processos Seletivos (CEPS), pela Pró-Reitoria de Ensino e de Graduação (PROEG) e por uma comissão especial criada para tal no âmbito da UFPA com representantes de todas as referidas unidades.
As provas do Enem 2010 serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro. O MEC está fazendo os ajustes finais no calendário de avaliações, uma vez que a edição 2010 do Enade está prevista para o dia 7 de novembro.
Leia também: Entenda o Vestibular 2011 da UFPA
UFPA adota ENEM como uma das fases do processo seletivo
Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Rafaela André
A prova do ENEM é formada por 180 questões, sendo 45 de cada disciplina, contemplando quatro grandes áreas do conhecimento: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e sua Tecnologias, mais uma redação. O Exame Nacional será considerado uma primeira etapa para ingresso na Federal Paraense, apresentando ponto de corte apenas na redação, que deverá exigir pontuação mínima para a aprovação do candidato à próxima fase.
Outra decisão relativa ao processo tomada na tarde desta terça-feira é a de que a prova do ENEM e a prova local como segunda etapa a ser ofertada pela UFPA terão pesos iguais, ou seja, a ponderação para computar o resultado final levará em consideração o desempenho dos candidatos nas duas provas com importância de 50% para cada uma. Somente a prova específica da UFPA deverá estabelecer um número mínimo de acertos de questões.
A prova local será elaborada na mesma matriz do conteúdo programático do Exame Nacional, mas deverá conter questões com abordagem de aspectos regionais, contextualizando a realidade da região amazônica nas habilidades que se esperam ser do conhecimento do candidato. A decisão foi tomada pelos conselheiros com base em ampla discussão sobre a importância de o aluno ingressar no ensino superior com conhecimento global, sem, no entanto, negligenciar as especificidades do contexto regional.
A priori, a etapa a ser elaborada pela UFPA apresentará um total de 55 questões objetivas, sendo 5 referente a cada uma das 11 disciplinas que constam no currículo escolar do ensino médio. Como a etapa do ENEM já trará a prova de redação, a segunda não exigirá do candidato a elaboração de textos. Mas, diferentemente do Exame Nacional, a UFPA manterá a exigências das leituras obrigatórias e da prova de língua estrangeira, podendo o candidato optar por Inglês, Espanhol, Francês, Alemão ou Italiano.
Outras decisões de cunho operacional e detalhes sobre os aspectos discutidos no CONSEPE serão tratados de modo mais aprofundado pela Comissão Permanente de Processos Seletivos (COPERPS), pelo Centro de Processos Seletivos (CEPS), pela Pró-Reitoria de Ensino e de Graduação (PROEG) e por uma comissão especial criada para tal no âmbito da UFPA com representantes de todas as referidas unidades.
As provas do Enem 2010 serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro. O MEC está fazendo os ajustes finais no calendário de avaliações, uma vez que a edição 2010 do Enade está prevista para o dia 7 de novembro.
Leia também: Entenda o Vestibular 2011 da UFPA
UFPA adota ENEM como uma das fases do processo seletivo
Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Rafaela André
terça-feira, 4 de maio de 2010
Para todas as mães
Esta mensagem recebi de uma amiga (Lúcia Gomes) e resolvi compartilhar com todos vocês.
Obrigada Lúcia...
Feliz DIA DAS MÃES
SALMO DA MÃE
“Bem-aventurada a mãe que confia no Senhor, que se compraz na observância da Lei Divina.
Retos serão seus filhos; ela se alegrará com a sua posteridade.
Há amor e generosidade no seu coração; seu exemplo permanecerá para sempre.
Nas trevas surgiu uma luz; a mãe nela se ilumina e por isso
é misericordiosa, é compassiva, é bondosa.
Bem-aventurada a mãe que compreende os seus e os ouve; ela ensinará, ela
conduzirá seus conselhos com prudência, porque se inspira em Deus.
A lembrança da cruz lhe está sempre presente; apoiada nela
não temerá ouvir notícias funestas.
A sua alma está sempre disposta a confiar no Senhor.
Fortalecido pela comunhão diária, seu coração nunca será abalado.
Distribui, dá aos pobres; atende a tudo e a todos.
Seu sorriso permanente vence todos os dissabores. A sua alegria será exaltada na glória.
Bem-aventurada a mãe em cujo seio palpita o próprio Deus.
Seus dias são um Natal perene. O Cristo ressurge em cada ato seu.
Mãe. Que Deus a abençoe a cada dia de sua vida!”
Fonte: Cecília Duprat
segunda-feira, 3 de maio de 2010
DENUNCIEM
PARA QUEM QUER APRENDER A GOSTAR*
Artur da Távola
Talvez seja tão simples, tolo e natural que você nunca tenha parado para pensar: aprenda a fazer bonito o seu amor. Ou fazer o seu amor ser ou ficar bonito. Aprenda, apenas, a tão difícil arte de amar bonito. Gostar é tão fácil que ninguém aceita aprender.
Tenho visto muito amor por aí. Amores mesmo, bravios, gigantescos, descomunais, profundos, sinceros, cheios de entrega, doação e dádiva. Mas esbarram na dificuldade de se tornar bonitos. Apenas isso: bonitos, belos ou embelezados, tratados com carinho, cuidado e atenção. Amores levados com arte e ternura de mãos jardineiras.
Aí esses amores que são verdadeiros, eternos e descomunais, de repente se percebem ameaçados apenas e tão-somente porque não sabem ser bonitos: cobram; exigem; rotinizam; descuidam; reclamam; deixam de compreender; necessitam mais do que oferecem; precisam mais do que atendem; enchem-se de razões: Sim, de razões. Ter razão é o maior perigo no amor. Quem tem razão sempre se sente no direito (e o tem) de reivindicar, de exigir justiça, equidade, equiparação, sem atinar que o que está sem razão talvez passe por um momento de sua vida no qual não possa ter razão. Nem queira. Ter razão é um perigo; em geral enfeia um amor, pois é invocado com justiça, mas na hora errada. Amar bonito é saber a hora de ter razão.
Ponha a mão na consciência. Você tem certeza de que está fazendo o seu amor bonito? De que está tirando do gesto, da ação, da reação, do olhar, da saudade, da alegria, do encontro, da dor do desencontro a maior beleza possível? Talvez não. Cheio ou cheia de razões, você espera do amor apenas aquilo que é exigido por suas partes necessitadas, quando talvez devesse pouco esperar, para valorizar melhor tudo de bom que de vez em quando ele pode trazer. Quem espera mais do que isso sofre, e sofrendo deixa de amar bonito. Sofrendo deixa de ser alegre, igual irmão, criança. E sem soltar a criança nenhum amor é bonito.
Não tema o romantismo, derrube as cercas da opinião alheia. Faça coroas de margaridas e enfeite a cabeça de quem você ama. Saia cantando e olhe alegre. Recomendam-se: encabulamentos; ser pego em flagrante gostando; não se cansar de olhar, e olhar; não atrapalhar a convivência com teorizações; adiar sempre, se possível com beijos, “aquela conversa importante que precisamos ter”; arquivar, se possível, as reclamações pela pouca atenção recebida. Para quem ama, toda atenção é sempre pouca. Quem ama feio não sabe que pouca atenção pode ser toda a atenção possível. Quem ama bonito, não gasta o tempo dessa atenção cobrando o que deixou de ter.
Não teorize sobre o amor (deixe isso para nós, pobres escritores que vemos a vida como a criança de nariz encostado na vitrine cheia de brinquedos dos nossos sonhos): não teorize sobre o amor; ame. Siga o destino dos sentimentos aqui e agora.
Não tenha medo exatamente de tudo o que você teme, como: a sinceridade, não dar certo; depois vir a sofrer (sofrerá de qualquer jeito); abrir o coração; contar a verdade do tamanho do amor que sente.
Jogue pro alto todas as jogadas, estratagemas, golpes, espertezas, atitudes sabidamente eficazes (não é sábio ser sabido): seja apenas você no auge de sua emoção e carência, exatamente aquele você que a vida impede de ser. Seja você cantando desafinado, mas todas as manhãs. Falando besteiras, mas criando sempre. Gaguejando flores. Sentindo o coração bater como no tempo do natal infantil. Revivendo os carinhos que intuiu em criança. Sem medo de dizer eu quero, eu gosto, eu estou com vontade.
Talvez aí você consiga fazer o seu amor bonito, ou fazer bonito o seu amor, ou amar fazendo o seu amor bonito (a ordem das frases não altera o produto), sempre que ele seja a mais verdadeira expressão de tudo o que você é, e nunca: deixaram, conseguiu, soube, pode, foi possível ser.
Se o amor existe, seu conteúdo já é manifesto. Não se preocupe mais com ele e suas definições. Cuide agora da forma. Cuide da voz. Cuide da fala. Cuide do cuidado. Cuide do carinho. Cuide de você. Ame-se o suficiente para ser capaz de gostar do amor e só assim começar a tentar fazer o outro feliz.
terça-feira, 27 de abril de 2010
Na Luz do Amor
OI,
HOJE RECEBI ESTA MENSAGEM E ACHEI MUITO BOA PARA COMPARTILHAR
________________________________
Na Luz do Amor
Meus queridos irmãos e distintas irmãs de nosso ideal com Jesus, supliquemos juntos ao Senhor as dádivas do entendimento e da paz, da fé e do amor fraternal ante a infinita misericórdia de nosso Pai, manifesta entre nós em luzes e bondade inexcedível. Temos a considerar por gratidão e reconhecimento a amizade sincera que nos devemos unsaos outros, o esforço pela adoção da mensagem de Amor do Evangelho e o trabalho que nos enobrece os dias, a vida interior, sempre louvando a Deus.
Vemos as manifestações dos generosos corações que em nós, pequenino candidato à luz cristã, enxergam o que compete e esplende em Jesus,nosso Senhor. É a nossa gratidão profunda, pelo cunho de bondade e ternura, verdadeiro estímulo ao nosso coração ainda imperfeito, a nos propor o prosseguimento da grande luta pela renovação de nós próprios à Luz do Evangelho. Não utilizamos aqui, nessas notas de conhecimento e gratidão o efeito convencional do pensamento humano, divorciado do amor a Deus; não! Salientamos a verdade que se estampa na vida que passamos entre sacrifícios e lágrimas, fé e serviço a descobrir em sublime usufruto: todos os nossos desentendimentos na Terra são ainda nódoas de nossas tendências inferiores, quais sombras transitórias entre claridades inapagáveis do Amor Divino.
Na Jornada Espírita Cristã os desafios sempre correm por conta de nossas imperfeições. Digo-lhes isso com a sinceridade depreendida das experiências que nos assinalaram os anos de abençoado aprendizado e
labor entre o mundo físico e o espiritual. O Chico que todos vocês identificam com a inalterável bondade de suas almas tão queridas, não é mais que a projeção dos potenciais que brotam, belos e imorredouros de seu sentimento já convertido à Nosso Senhor Jesus Cristo. O nosso encargo no Espiritismo alcança níveis de responsabilidade muito altas, porque todas as aberturas da sociedade humana à sublime revelação que
nos chegou com Allan Kardec nos requisitam o esquecimento de tudo aquilo que em nós se assemelha a impedimento, a adulteração dos excelsos propósitos Evangélicos, então redivivos pelos ensinos dos espíritos.
A mais expressiva manifestação do Amor é a Fé, que nos corrige os vícios, que nos soergue nos dramas e provações de toda ordem, que nos aponta o Senhor no cume do monte, que se alteia cada vez mais pelo
mecanismo da evolução e do progresso. A ventura dos que efetivamente compreendem a Doutrina dos Espíritos está em servir, porque servindo sem exigências, sem elitismo, sem a sombra dolorosa das vaidades e do orgulho, exercitamos o Dom do Amor. Não há outro meio, meus irmãos, dever e sentir Deus por dentro do próprio ser.
O Cisco que lhes fala neste instante, ainda e por muito tempo necessita das preces amorosas e amigas de todos vocês. Uma encarnação iluminada pela Doutrina e buscando a própria educação nas disciplinas
libertadoras é um passo expressivo, mas não a santidade, consoante muitos pensam. Respeito a todos é o princípio elementar da subida, não reconhecemos autoridade em quem não ama, excluído dos propósitos
divinos. Mas quando o silêncio nos freia os impulsos primários e a paciência nos versa sobre a sabedoria de Deus, o verdadeiro entendimento do que o Espiritismo nos revela nos torna melhores e nos capacita à secundar os bons espíritos nesta escalada que segue para o infinito da criação, revelando-nos Deus.
Amemo-nos uns aos outros, meus irmãos, sem competições, sem vaidades, sem presunção, sem desprezo ao que nos ensinou Jesus, em sua missão redentora, de nossos velhos e perigosos hábitos humanos. Sobre o nosso Brasil paira a benção da mais grave responsabilidade: a da vivência do Evangelho puro e simples, em que a fé e a caridade dando-se as mãos, ilustre, para todos os nossos irmãos em sofrimento e negação, a
presença de Deus.
Nós agradecemos com a alma e o coração, empenhados no compromisso de
servir e amar, porque a mais alta distinção de um filho de Deus
Altíssimo é fazer Sua vontade Augusta em todos os lances e ocorrências
do caminho. Suplico ao nosso anjo maternal, nossa Mãe Santíssima, que
a todos abençoe em nome D ’Ele, o Senhor e Mestre, nosso Governador
planetário, que nossos benfeitores de sempre, a serviço de Ismael no
Brasil, e em favor de todo o Mundo nos inspirem, hoje e em todos os
dias que virão, a compaixão e a amizade; a confiança e a abnegação.
Obrigado meus amigos tão queridos, a homenagem dos corações segue para
Jesus, como todas as nascentes fornecem a água que repousará nos
oceanos. Sirvamos sem desalento e sem exigências, porque o Amor é o
nosso prêmio supremo, falando de Deus ao nosso ser. Do menor servidor
e amigo de todos,
Chico Xavier (psicografia de Wagner Paixão – 3º Congresso Espírita
Brasileiro – 18/04/2010)
HOJE RECEBI ESTA MENSAGEM E ACHEI MUITO BOA PARA COMPARTILHAR
________________________________
Na Luz do Amor
Meus queridos irmãos e distintas irmãs de nosso ideal com Jesus, supliquemos juntos ao Senhor as dádivas do entendimento e da paz, da fé e do amor fraternal ante a infinita misericórdia de nosso Pai, manifesta entre nós em luzes e bondade inexcedível. Temos a considerar por gratidão e reconhecimento a amizade sincera que nos devemos unsaos outros, o esforço pela adoção da mensagem de Amor do Evangelho e o trabalho que nos enobrece os dias, a vida interior, sempre louvando a Deus.
Vemos as manifestações dos generosos corações que em nós, pequenino candidato à luz cristã, enxergam o que compete e esplende em Jesus,nosso Senhor. É a nossa gratidão profunda, pelo cunho de bondade e ternura, verdadeiro estímulo ao nosso coração ainda imperfeito, a nos propor o prosseguimento da grande luta pela renovação de nós próprios à Luz do Evangelho. Não utilizamos aqui, nessas notas de conhecimento e gratidão o efeito convencional do pensamento humano, divorciado do amor a Deus; não! Salientamos a verdade que se estampa na vida que passamos entre sacrifícios e lágrimas, fé e serviço a descobrir em sublime usufruto: todos os nossos desentendimentos na Terra são ainda nódoas de nossas tendências inferiores, quais sombras transitórias entre claridades inapagáveis do Amor Divino.
Na Jornada Espírita Cristã os desafios sempre correm por conta de nossas imperfeições. Digo-lhes isso com a sinceridade depreendida das experiências que nos assinalaram os anos de abençoado aprendizado e
labor entre o mundo físico e o espiritual. O Chico que todos vocês identificam com a inalterável bondade de suas almas tão queridas, não é mais que a projeção dos potenciais que brotam, belos e imorredouros de seu sentimento já convertido à Nosso Senhor Jesus Cristo. O nosso encargo no Espiritismo alcança níveis de responsabilidade muito altas, porque todas as aberturas da sociedade humana à sublime revelação que
nos chegou com Allan Kardec nos requisitam o esquecimento de tudo aquilo que em nós se assemelha a impedimento, a adulteração dos excelsos propósitos Evangélicos, então redivivos pelos ensinos dos espíritos.
A mais expressiva manifestação do Amor é a Fé, que nos corrige os vícios, que nos soergue nos dramas e provações de toda ordem, que nos aponta o Senhor no cume do monte, que se alteia cada vez mais pelo
mecanismo da evolução e do progresso. A ventura dos que efetivamente compreendem a Doutrina dos Espíritos está em servir, porque servindo sem exigências, sem elitismo, sem a sombra dolorosa das vaidades e do orgulho, exercitamos o Dom do Amor. Não há outro meio, meus irmãos, dever e sentir Deus por dentro do próprio ser.
O Cisco que lhes fala neste instante, ainda e por muito tempo necessita das preces amorosas e amigas de todos vocês. Uma encarnação iluminada pela Doutrina e buscando a própria educação nas disciplinas
libertadoras é um passo expressivo, mas não a santidade, consoante muitos pensam. Respeito a todos é o princípio elementar da subida, não reconhecemos autoridade em quem não ama, excluído dos propósitos
divinos. Mas quando o silêncio nos freia os impulsos primários e a paciência nos versa sobre a sabedoria de Deus, o verdadeiro entendimento do que o Espiritismo nos revela nos torna melhores e nos capacita à secundar os bons espíritos nesta escalada que segue para o infinito da criação, revelando-nos Deus.
Amemo-nos uns aos outros, meus irmãos, sem competições, sem vaidades, sem presunção, sem desprezo ao que nos ensinou Jesus, em sua missão redentora, de nossos velhos e perigosos hábitos humanos. Sobre o nosso Brasil paira a benção da mais grave responsabilidade: a da vivência do Evangelho puro e simples, em que a fé e a caridade dando-se as mãos, ilustre, para todos os nossos irmãos em sofrimento e negação, a
presença de Deus.
Nós agradecemos com a alma e o coração, empenhados no compromisso de
servir e amar, porque a mais alta distinção de um filho de Deus
Altíssimo é fazer Sua vontade Augusta em todos os lances e ocorrências
do caminho. Suplico ao nosso anjo maternal, nossa Mãe Santíssima, que
a todos abençoe em nome D ’Ele, o Senhor e Mestre, nosso Governador
planetário, que nossos benfeitores de sempre, a serviço de Ismael no
Brasil, e em favor de todo o Mundo nos inspirem, hoje e em todos os
dias que virão, a compaixão e a amizade; a confiança e a abnegação.
Obrigado meus amigos tão queridos, a homenagem dos corações segue para
Jesus, como todas as nascentes fornecem a água que repousará nos
oceanos. Sirvamos sem desalento e sem exigências, porque o Amor é o
nosso prêmio supremo, falando de Deus ao nosso ser. Do menor servidor
e amigo de todos,
Chico Xavier (psicografia de Wagner Paixão – 3º Congresso Espírita
Brasileiro – 18/04/2010)
segunda-feira, 26 de abril de 2010
DITO E FEITO
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Não sei quantas almas tenho
Não sei quantas almas tenho.
Cada momento mudei.
Continuamente me estranho.
Nunca me vi nem acabei.
De tanto ser, só tenho alma.
Quem tem alma não tem calma.
Quem vê é só o que vê,
Quem sente não é quem é,
Atento ao que sou e vejo,
Torno-me eles e não eu.
Cada meu sonho ou desejo
É do que nasce e não meu.
Sou minha própria paisagem;
Assisto à minha passagem,
Diverso, móbil e só,
Não sei sentir-me onde estou.
Por isso, alheio, vou lendo
Como páginas, meu ser.
O que sogue não prevendo,
O que passou a esquecer.
Noto à margem do que li
O que julguei que senti.
Releio e digo : "Fui eu ?"
Deus sabe, porque o escreveu.
Fernando Pessoa
segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
O Desafio Continua
Sob cânticos e marchas, dor, protestos e visível revolta, ocorreu a carreata do MOVIDA - Movimento dos Familiares e Amigos das cresentes vítimas da violência urbana, dia 10/01/2008, com saída às 10h, da Tv.Do Chaco..Estive presente à convite do querido Agusto Cruz do caso Nirvana e da D.Iranildes do caso Gustavo Russo.O que começou como embrião na Igreja Anglicana, estimulado pelo movimento "Viva Lauande!Lauande Vive!", começa a ganhar corpo agora enquanto iniciativa da sociedade civil.Aliás, só em dois estados do Brasil tem esse tipo de iniciativa: RJ e PA.É necessário compreender isso.Que não se combate a violência só com infraestrutura operacional.É preciso construir uma mentalidade pela efetivação da chamada "cultura de paz".Até porque a violência enquanto fenômeno desafiador não tem um único fator como determinante.É multifatoral, isto é, no sentido de que procede de múltiplas causas: sociais, morais, psíquicas, espirituais, etc.Por exemplo, dizer que um jovem violento que rouba e mata resulta só das assimetrias sociais é puro reducionismo.Porque na pátria Brasil temos pendências seculares não resolvidas e não vislumbramos horizonte tão próximo pra resolvê-las.Só daqui há algum tempo.Mas o problema é que as pessoas estão sendo mortas agora.Por isso, absolutos historicamente construidos e repetidos por quem luta por justiça social começam a ser confrontados com a realidade.Faz-se necessário pensar mais uma ética de contexto do que aquela da idealidade.Colocando na agenda dessa discussão o procedimento mais rigoroso quando se trata da ameça séria desse outro" estado paralelo" em curso.Há muito que os marginais de hoje audaciosamente ultrapassaram os contornos determinados pela moral antiga.O ladrão do passado, porque procedente de familias interioranas, ainda guardava algum receio pelo ultraje à vida alheia.Tanto é que, no passado, expedientes do roubo seguido de morte, causava consternação geral e algo da maior gravidade exemplarmente punido pelas autoridade, vide casos famosos nos arquivos dos órgãos de segurança. Hoje, desgraçadamente, a tendência pra banalidade assusta.É urgente fazer alguma coisa agora.Governos pretéritos, cuja mentalidade era da megalomania, colocaram borboletas em ar condicionado, galpões granfinos refrigerados na parte mais arejada da cidade, pagavam fábulas pra partre da imprensa esconder as mazelas, mas esqueceram a juventude.Para a qual, bastava construir 8 CTJ - Centros de Treinamento para Juventude, nos oito distritos de Belém. E o resultado:Considerando 20 dias/mês; atendimento de 200 jovens/dia;1600/dia;32000/mês + bolsa atleta.É dessa revolução que precisamos.Simples, boa e barata.É constatação do grupo de estudo da violência.Ainda há tempo de discutir essa agenda interinstitucional, supragovernamental e suprapartidária.
41, casado, sociólogo, professor, comunista, produtor rural e bicolor.
Falecido em 28 de julho de 2007.
domingo, 29 de julho de 2007
Minha homenagem é um pedido dele
Minha homenagem para o amigo. Alexandre Porto
41, casado, sociólogo, professor, comunista, produtor rural e bicolor.
Falecido em 28 de julho de 2007.
Assinar:
Postagens (Atom)

































